
Na manhã desta terça-feira (13), ocorreu no Centro Administrativo de Alegrete a reunião com órgãos de imprensa e os Secretários municipais Uillian Rodolfo Almeida( Segurança e Mobilidade Urbana) e Fernando Lucas Ferreira (Sedetur) sobre o alinhamento do evento relacionado a 75ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul.

Co-realizado pelo Governo do Estado, pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e pela Prefeitura Municipal de Alegrete, a festividade, que é uma das maiores e mais importantes do tradicionalismo gaúcho, reunirá mais de 1.400 cavaleiros das 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, além de participantes de Santa Catarina, Argentina e Uruguai.
Caso Priscila Leonardi: audiência final realizada; sentença condenatória é esperada para outubro
A Chama Crioula será acesa com a participação de representantes dos três países, reforçando o tema deste ano: “Pampa, Uma Pátria Sem Fronteiras”. “A proposta deste tema é uma homenagem aos costumes e à história que unem os povos do Pampa, transformando nossa região em um verdadeiro celeiro de tradições e de riquezas que alimentam o Brasil e o mundo.”
O evento contará com uma programação cultural extensa, incluindo espetáculos, simpósios, shows musicais e churrascada. A sexta-feira terá início com a Reculuta Cultural às 8h30min. O espetáculo “Farroupilha de Geração da Chama Crioula” está previsto para as 18h30min, seguido do show de Cesar Oliveira e Rogério Melo às 21h.
Eleições 2024: Justiça Eleitoral de Alegrete ainda precisa de mesários
No sábado, a cerimônia de distribuição da Chama Crioula e a cavalgada serão realizadas às 8h30min, com destaque para a Churrascada do Baita Chão Especial Pampa ao meio-dia e o Simpósio de Integração Cultural “05 Gaúchos e Los Gauchos: A Vida no Pampa” às 14h30min. Logo após, haverá o show com Catherine Vergnes e, fechando a noite, baile com Alma Gaudéria.
No domingo(18), a programação prossegue a partir das 16h com uma mateada, encerrando-se com apresentações artísticas das invernadas no palco principal. É válido destacar que a entrada no parque é totalmente gratuita e não será cobrado nenhum valor para a participação do público nos eventos, exceto na churrascada, que é um evento privado e onde será cobrado o passaporte na portaria.
Atenção para mudanças no trânsito:
No sábado (17), a Ponte Borges de Medeiros estará fechada das 10h30min às 15h devido à Cavalgada. O transporte público também funcionará até as 9h e retornará após a abertura da ponte, o que está previsto para 15h.
A cavalgada começará no Parque Lauro Dornelles, passará pelo Parque Rui Ramos, subirá a Barão do Amazonas, seguirá até a Doutor Lauro Dorneles, dirigirá-se à Praça General Osório, descerá a Rua Dos Andradas, prosseguirá na Vasco Alves e retornará ao ponto inicial.
Confira algumas vias que serão bloqueadas para garantir a integridade física dos cavaleiros e os pontos completos por onde passarão:
Cruzamentos Bloqueados:
Rua Demétrio Ribeiro:
Rua Tamandaré
Rua Tiradentes
Rua Joaquim Antônio
Rua David Canabarro
Rua Mariz e Barros
Rua Expedicionários Cannês
Rua Mariz e Barros:
Joaquim Antônio
David Canabarro
Rua Expedicionários Cannês
Av. Eurípedes Brasil Milano:
Praça Getúlio Vargas (entre Mariz e Barros/José Bonifácio, das 9h às 14h)
Praça Luiz de Freitas / Calçadão (das 9h às 14h)
Rua Vasco Alves (entre Praça Getúlio Vargas, das 9h às 12h)
Rua Barão do Cerro Largo:
Rua dos Andradas
Praça São Francisco de Carmo
Rua José Bonifácio
Rua Tiradentes
Rua Venâncio Aires:
Rua Gen. Sampaio
Rua Luiz de Freitas
Av. Dr. Lauro
Rua Gaspar Martins
Rua Vasco Alves
Rua Barão do Cerro Largo
Rua Vinte de Setembro
Praça Gen. Osório:
Posto JP
Witt Pneus
Rua Maurício Cardoso
Rua Marques de Alegrete / Andradas
Trajeto do Desfile da Chama:
Saída e Chegada:
Parque Dr. Lauro (Fundos)
Av. Tiaraju / Parque Dr. Lauro
Ponte Borges de Medeiros
Av. Eurípedes B. Milano
Rua Barão do Amazonas
Rua Gen. Vitorino
Praça General Osório
Rua dos Andradas
Rua Vasco Alves
Praça Getúlio Vargas
Rua Mariz e Barros
Av. Eurípedes B. Milano
Av. Ibicuí