
Santa Rosa foi palco da quarta edição da Clássica da Soja, um evento que já se consolidou como uma das principais etapas do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada. A prova, realizada no último sábado (10), reuniu cerca de 200 atletas, e foi um verdadeiro espetáculo de esportividade e organização, celebrando também o aniversário de 93 anos do município.

Três ciclistas de Alegrete representaram o município na cidade de Santa Rosa. Destaque para Luana Gabriela Alves da Silva, ela foi a campeã na elite feminina. Além do título de Campeã Gaúcha de Resistência Elite, Luana natural de Três Passos, radicada em Alegrete, trouxe o troféu de Rainha da Montanha. Ela superou 77,5km com mais 1000 metros acumulado de altimetria, foi a mulher mais rápida na subida mais longa do trajeto com 4,8km. O trajeto foi de Santa Rosa a Porto Mauá, retornando a Capital da Soja.
Campanha arrecada cartelas de remédio para reciclagem; veja como colaborar

Uillian Gonçalves “Vasquinho”, fez 4° na Sub-23 e um 21º na elite. Já Erlan Aita, teve problemas no percurso e finalizou em 17º colocado. Também esteve na prova, Francisco Severo, Xikinho completou o percurso e não obteve classificação para pódio. Os ciclistas de Alegrete disputaram a etapa pela equipe Sweet Bike Team de Pelotas, todos integram o Grupo Giro Noturno de Alegrete. A turma de ciclistas contou com apoio da Aita Bikes, Cafés Especiais do Pampa, Farmácia Botoni e academia Corpus Gym.
Eduardo dos Santos, presidente da Raptors Cycling Team, destacou a importância do evento para a comunidade e para o ciclismo gaúcho: “a Clássica da Soja é uma competição crucial no nosso calendário, e sua quarta edição foi um grande sucesso.
Zolá Duarte e Márcio Rocha foram os campeões do FAC; veja os demais vencedores desta edição

Realizamos a prova com total apoio do poder público municipal, da Fenasoja e da Polícia Rodoviária, que garantiu a segurança de todos os participantes”.
A largada da prova foi no Parque de Exposições, com um percurso desafiador ao longo da RS-344. Os ciclistas seguiram até Porto Mauá e, em seguida, retornaram ao ponto de partida, passando pelo trevo da Stara. “Foi um trajeto bem estruturado e emocionante, que trouxe excelentes desafios para os atletas”, acrescentou o presidente da Raptors.
Troféu Visão, o reconhecimento a quem faz; veja como foi essa noite de homenagens
Além da corrida, o evento foi marcado por uma série de atrações que envolveram a comunidade local. O Parque de Exposições foi transformado em um espaço de celebração. Um dos grandes destaques deste ano foi a instalação de um telão que transmitiu ao vivo a competição, tornando o evento ainda mais envolvente.
Fotos: Cátia Martins