Ciclista de Alegrete é vice-campeão Gaúcho de Ciclismo Master


A Copa Edro Santa Cruz do Sul, ocorrida no Autódromo Internacional de Santa Cruz (RS). Por ser etapa única do Campeonato Gaúcho de Ciclismo, consagrou o atleta alegretense Francisco Severo, “Xikinho” como é conhecido. Ele conquistou três pódios em um dos mais tradicionais evento do ciclismo gaúcho.

 

No sábado e domingo (1º e 2), ele e o também alegretense Erlan Aita, abusaram das pedaladas na 15ª Copa Edro Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, evento válido como etapa única do Campeonato Gaúcho de Contrarrelógio Individual (CRI) e do Campeonato Gaúcho de Ciclismo Estrada.

Na prova de CRI cada atleta largava com um minuto entre eles e aquele que completasse o percurso traçado com o melhor e menor tempo era declarado o vencedor. Já na disputa de estrada os participantes largaram em pelotão, vencendo o ciclista que cruzasse a linha de chegada em primeiro.

As duas provas foram no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, um dos principais circuitos do Brasil, e que já recebeu provas de quase todas categorias automobilísticas do Brasil. São 3,5km de pista com 14 curvas de diferentes tipos, sendo sete para à direita e outras sete para à esquerda.

Disputando a prova de estrada, Xikinho Severo cruzou por três vezes em segundo colocado a meta volante, ponto demarcado na pista que distribuiu bônus para os atletas que cruzarem na frente. Numa média superior a 38 km/h, em aproximadamente 1h40min, o ciclista completou a prova de resistência em 2º lugar na categoria master “B”, medalha de prata bastante comemorada pelo alegretense. Já na prova de contrarrelógio, Xikinho foi valente e arrematou um bronze.

No somatório dos pontos, ele encerrou a Copa Edro na 4ª colocação na master “B”, uma das mais competitivas do campeonato. “Muito feliz. Fui só para andar um pouco e voltei com três pódios. Só agradecer aqueles que me incentivam e apoiam. Muito obrigado todos vocês”, comentou Severo.

Competindo pela equipe Apuana Team, Erlan Aita fez um trabalho em prol da equipe. A Apuana levou o título na elite com o atleta Rafael Rosa, campeão gaúcho de estrada 2018, e um bronze com Augusto Koppe. No contrarrelógio a Apuana Team levou o vice-campeonato Gaúcho de CRI 2018, categoria Elite com Rafael Rosa.

Na somatória das duas provas, Erlan Aita finalizou a Copa Edro em 10º colocado entre os atletas da categoria elite do Rio Grande do Sul. “Feliz demais pela equipe. Ótimos resultados e ainda fique entre os 10 melhores da Edro. Obrogado meus apoiadores, família e amigos que torcem por mim”, destacou Aita.

Júlio Cesar Santos                      Fotos: Equipe Apuana Team e Reprodução Facebook

 

Compartilhar

Curta nossa Fan Page

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*