
A cidade de Alegrete esteve bem representada na 2ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike.
O evento foi valido pela 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike e 1ª etapa do Circuito Tchê de MTB e reuniu atletas de mais de 50 cidades. O campeonato gaúcho será disputado por sete etapas, tendo como cidades sedes Nova Petrópolis, Ijuí, Três de Maio, Santa Cruz do Sul, Nova Prata, São Sepé e Garibaldi.
O circuito Tchê é um evento regional, envolvendo cidades da região noroeste e Alto Uruguai e terá as seguintes sedes: Ijuí, Três de Maio, Horizontina, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Catuipe e Três Passos.
A cidade de Ijuí foi o palco da competição estadual realizada no último fim de semana, entre os dias 29 de fevereiro e 1 de março, no Parque de Exposições Wanderlei Burmann.
O alegretense Sérgio Soares Cruz radicado em Caxias do Sul da equipe São João Ciclismo disputou a 1° etapa do XCO gaúcho e ficou com o 2º lugar na categoria elite.
“Um circuito rápido, divertido, ritmo forte e um ótimo público. Larguei para fazer 7 voltas em ritmo acelerado porque não sabia como ia me sentir durante a prova. Logo no início já consegui impor um ritmo forte e consegui abrir eu e outro atleta uma fuga. Faltando uma volta e meia para finalizar a prova, tive um problema mecânico onde perdi uns 30 segundos. Consertei e fui em busca de tirar o prejuízo, só que já não dava mais tempo. Finalizei a prova em 2° lugar na categoria Elite com uma diferença de 5 segundos”, destacou o ciclista.
Ainda na elite, o ciclista de Alegrete Nei Edgar Prestes finalizou em 13º colocado. A prova de Ijuí teve o formato de XCO – Cross Country Olímpico, que é disputado em pista com obstáculos naturais, saltos e obstáculos preparados, exigindo habilidade e destreza dos ciclistas. A pista de Ijuí foi montada junto ao Parque de Exposições Wanderley Burmann, tendo um percurso de 4,55 km de extensão. Os participantes elogiaram muito a infraestrutura do parque e a organização do evento.
Foram 258 inscritos na prova – número recorde no RS em provas de XCO, que se desafiaram e proporcionaram um belo espetáculo de mountain bike para um público estimado em 2 mil pessoas que prestigiaram os dois dias de evento.
Na categoria junior Uilian Gonçalves/Santa Maria Bike faturou o 4º lugar na categoria.
No feminino, a alegretense Mariana Piccoli/Force Training, faturou o contra-relógio e a categoria estreantes no domingo. Mariana deu quatro voltas na pista com um um percurso entre 4,2 km e 5 km. “Bastante trilha, pedras e troncos. Foi super bom e consegui andar bem entre as meninas”, comemorou a alegretense.
O 5º Mountain Bike Cross Country de Ijuí foi promovido e organizado pela Associação de Ciclismo Las Monaretas de Ijuí com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria Municipal da Saúde, Coordenadoria de Trânsito e patrocinadores.
A próxima etapa será de XCM e está prevista para o dia 05 de abril, em Três de Maio.
Júlio Cesar Santos Fotos: Prefeitura de Ijuí e Cátia Martins