
Com a nova rodada do distanciamento do último final de semana o mapa do Rio Grande do Sul ficou ainda mais laranja. Essa foi a 5ª rodada do modelo de Distanciamento Controlado, que define protocolos com restrições proporcionais ao risco de epidemiológico do coronavírus.
Das 20 regiões em que foi dividido o território gaúcho, três que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul.
Na atualização divulgada no sábado (06), apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela.
A cidade de Alegrete que pertence a região Fronteira Oeste permanece pela segunda semana seguida na bandeira laranja. Conforme levantamento da 10ª CRS, o município tem 78.984 habitantes e já testou 151 pessoas.
De acordo com o último boletim divulgado na sexta-feira (05), sete pacientes aguardavam resultados e três permaneciam em isolamento domiciliar. Na sexta 64 permaneciam em observação devido aos sintomas gripais.
Com isso, a nova versão do mapa tem apenas quatro áreas em amarelo – Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara –, o restante das regiões está com risco médio. Ou seja, pela quarta semana consecutiva, não há risco alto (bandeia vermelha) nem altíssimo (bandeira preta) no Estado. Essas novas bandeiras são válidas a partir de hoje (08) até o domingo (14).
Conforme o novo decreto (nº 55.285), publicado no domingo (31), excepcionalmente e com justificativa clara, os municípios podem determinar medidas próprias, desde que não estejam classificados com bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).
Em contato com o prefeito Márcio Amaral, é preciso redobrar os cuidados nesse momento. Segundo ele, a cidade segue obedecendo o Decreto e a prefeitura está atenta aos protocolos estaduais.
“No próximo dia 15, se tudo correr bem, poderemos ter mais uma flexibilização em algumas medidas. Aguardamos as diretrizes do Estado”, destacou o prefeito.
No território gaúcho como um todo, a atualização do modelo de Distanciamento Controlado trouxe as seguintes alterações:
• O número de novos registros de hospitalizações síndrome respiratória aguda grave (SRAG) de confirmados Covid-19 diminuiu 13% entra as duas últimas semanas (277 para 241);
• O número de internados em UTI por SRAG aumentou 4,9% no Estado entre as duas últimas sextas-feiras (267 para 280);
• O número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 8,2% entre as duas últimas sextas-feiras (207 para 224);
• O número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS aumentou 11,8% entre as duas últimas sextas-feiras (153 para 171);
• O número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender Covid-19 no RS aumentou 1,1% entre as duas últimas sextas-feiras (de 536 para 542);
• O número de óbitos por Covid-19 aumentou 55,6% entre as duas últimas semanas (de 36 para 56).
• As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (58), Passo Fundo (25), Caxias do Sul (23), Lajeado (19) e Novo Hamburgo (19).
Júlio Cesar Santos Fonte dos dados: distanciamentocontrolado.rs.gov.br