Comandante Regional da Fronteira Oeste da BM anuncia mais PMs para Alegrete

Há três meses à frente do Comando Regional da Fronteira Oeste da Brigada Militar, o novo comandante, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, esteve em Alegrete nesta quarta-feira(17).

Numa coletiva com a imprensa, o Comandante Regional explanou sobre as ações da Brigada Militar de Alegrete que são reconhecidas pelos números positivos quanto à diminuição da criminalidade, além de todo trabalho que a população conhece. Tenente-coronel Burgel, salientou que a visita teve o propósito de estreitar os laços com judiciário, Legislativo e Executivo.

As boas novas ficaram por conta da confirmação de um reforço no efetivo para o Município, uma demanda que há anos tem sido uma das premências. Ele considerou que a defasagem no policiamento não é apenas em Alegrete, mas que vai trabalhar de forma que possa auxiliar de maneira mais equiparada diante das necessidades de cada cidade. O Comando regional abrange 22 municípios. O Comandante, ainda, acrescentou que cerca de 50 servidores têm interesse em vir para Alegrete, porém, o número que está certo é entre oito e dez novos policias militares que vão atuar no policiamento ostensivo a partir de agosto.

O tenente-coronel, citou que no mínimo três viaturas diariamente estarão no policiamento ostensivo. “Gostaria de colocar no mínimo cinco.  Além do auxiliar, mais quatro, entretanto, deixar no mínimo três ou quatro com o auxiliar é um número muito significativo e positivo” – completou.

Ao ser questionado sobre o Grupo de Operações Especiais(GOE), a explicação foi de que apenas os Batalhões terão Pelotões de Operações Especiais. Ten Coronel Burgel completou falando que houve um trabalho muito intensificado quanto à identidade da Instituição Brigada Militar, enfatizou que o trabalho realizado pelo antigo grupo(GOE) em nada será afetado e, no momento, agregou a PATAMO (Patrulha Tático Móvel). O policiamento comunitário foi outro tema da pauta. Para o Comandante Regional este é um trabalho que existe há décadas na Brigada Militar e não deve em momento algum ser extinto.

Ele ressaltou que em breve terão novas Operações contra crime de abigeato e outros ilícitos que são mais suscetíveis na Fronteira. Indagado sobre a possibilidade de um Colégio Militar no Município, falou que é viável e que poderá se concretizar.

“Em Alegrete a realidade é que o índice de criminalidade vem reduzindo” – sintetizou.

Natural de Porto Alegre, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel, é casado e tem quatro filhos. Ingressou na Brigada Militar em 1986, como aspirante, chegando ao posto atual em 2012. Esteve à frente do 10º Comando Regional de Bombeiros em Santana do Livramento, foi diretor administrativo do Corpo de Bombeiros Militar e, por último, comandante do 2º Batalhão de Polícia de Áreas Turísticas em Capão da Canoa. Atualmente, como Comandante Regional, está lotado em Santana do Livramento.

Flaviane Antolini Favero

Compartilhe!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *