Começa hoje, 1º de julho a restrição à propaganda eleitoral

Juiza
Vencido o prazo das convenções, indicados os candidatos, a partir deste 1º. de Julho, não poderá ser veiculada propaganda partidária gratuita, ou seja, nenhum tipo de propaganda política no rádio e na TV. A partir de 5 de julho, os candidatos não poderão comparecer em inaugurações de obras públicas. A partir do dia 6, o Cartório Eleitoral fará plantão aos sábados, domingos e feriados. Toda a propaganda eleitoral está na lei 9504/97.
A cidade foi mapeada em sete zonas onde o carro de som não poderá passar. No geral terá de ser respeitada a distância mínima de 200 metros de instituições públicas, escolas, quartéis e casas de saúde. Se for constatado que os carros de som com propaganda eleitoral estão superando os limites da lei, configura-se crime eleitoral, observou o promotor Sidou. Carros de som deverão estar cadastrados na Prefeitura sob pena de serem enquadrados por exercício ilegal da profissão. Em resumo, carros de som não poderão circular na zona central da cidade com propaganda eleitoral.

SEM BANDEIRAÇO NA PRAÇA DOS PATINHOS

Os bandeiraços que eram feitos em locai públicos, também nem pensar. Disse o promotor que o Parque Ruy Ramos, ou praça dos Patinhos, é um bem de uso comum do povo. Nem no entorno será permitida, porque se configura proximidade de área militar. As direções de partidos políticos vão receber as orientações detalhadas sobre o que pode e o que não pode.


CAVALETES, SIM! NO POSTE, NÃO !

O uso de cavaletes com propaganda eleitoral será permitido, desde que não atrapalhem o trânsito e as pessoas. Devem ser recolhidos após às 22h. O que não pode é colocar cartazes de propaganda eleitoral nos postes, nas passarelas, nas paradas de ônibus , nas árvores, pontes e jardins.
A nova juíza eleitoral mostrou-se favorável ao exercício da propaganda eleitoral, com a postura de que transcorra nas possibilidades que a lei oferece, ou seja, respeitados os limites.
A propaganda eleitoral no rádio e na TV será no período de 19 de agosto até 2 de outubro.

ALTERAÇÕES DE LOCAIS DE VOTAÇÃO

Uma das preocupações da Justiça Eleitoral é com a acessibilidade para os idosos. Em razão disso, algumas secções eleitorais serão transferidas. No Clube Juventude é onde está o maior problema, pois das cinco secções que lá funcionam, pelo menos duas serão transferidas para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, bem pertinho dalí. São as secções de número 69 e 132, por possuírem o maior número de idosos. Uma terceira secção que funciona no Clube Juventude, também devido ao número de idosos registrados, vai funcionar na secretaria do Clube, no andar térreo. As demais funcionarão no salão do clube.


MUDANÇA NAS URNAS DA URCAMP

As secções eleitorais que funcionam no anexo da Urcamp ( Curso de Direito) também serão remanejadas para proporcionar maior acessibilidade. Em dez salas de aula do Curso de Direito funcionam 13 secções. A mudança será a seguinte: secção de número 48, que tem maior número de idosos, funcionará na Assistência Judiciária do Curso de Direito, na rua Vasco Alves. Já as secções de números 14, 40 e 82, passarão para o prédio central da Urcamp que agora tem elevador. 
Nas escolas Demétrio Ribeiro e Marquês de Alegrete, onde funcionam secções eleitorais, há também problemas de acessibilidade, mas as urnas não serão remanejadas. 
 
Fonte: Jornalista Alair Almeida