Comércio fecha e ruas ficam vazias em Alegrete

A bandeira vermelha, em essência, impõe restrições mais severas àquelas adotadas em áreas com bandeira laranja. Sendo assim, a partir de quinta-feira (18/06), conforme o modelo de distanciamento controlado, somente estabelecimentos que vendem ítens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.

Com isso, o centro da cidade fica, novamente, vazio como aconteceu no início da pandemia quando todo comércio também fechou.

Andradas ontem à tarde

 

Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.

As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.

Todas as regiões, seja qual for a bandeira na qual está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização dos ambientes e das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), afastamento de casos positivos ou suspeitos, teto de ocupação e atendimento diferenciado para grupos de risco.

Por ter sido classificada com bandeira vermelha, a região da Fronteira precisará permanecer com atividades não essenciais fechadas pelo tempo em que permanecer o risco inicialmente, por duas semanas, com classificação final em bandeira de menor gravidade (amarela ou laranja). Somente assim será possível que a região possa obter redução na classificação de risco.