
A médica veterinária, Dileusa Alves, eleita vereadora para o mandato de 2021- 2024 e integrante da ONG OPAA informa que depois de uma pesquisa pelo Instituto Desidério Finamor que mostrou que a cidade está infestada por carrapato de cães já estão agilizando medidas neste sentido.
Ela informa que foi montado um comitê para tratar da questão, já que é um problema de saúde pública e, também, pode afetar a saúde de humanos.
O Comitê sugeriu ao Prefeito que seja emitido um Decreto Municipal para que as pessoas que tenham cães sejam responsáveis pela limpeza de seus pátios e cuidado com seus animais.
– Temos que fazer com que as pessoas se responsabilizem e borrifem produtos em seus pátios, porque como tem muitos cães em Alegrete isso já é questão de saúde pública e a Prefeitura não tem rubrica para este fim, esclarece.
Santa Casa inaugura o serviço de Oncologia com a primeira sessão de quimioterapia
Vai ser dado um prazo para as pessoas se adequarem e se isso não acontecer poderão ser multadas em uma URMA que está em torno de 200 reais, esclarece a Veterinária, sendo que o produto,conforme ela, custa em torno de 30 reais e a pessoa borrifa seu pátio e mata os carrapatos, atesta.
Se for aprovado será a partir de janeiro de 2021.
Vera Soares Pedroso