Competidores dos jogos estudantis passam mal e recebem atendimento no UPA em Santa Maria

Conforme a organização, infecção alimentar de 36 atletas pode ter sido causada por ingestão de água ou comida estragada

Competidores dos jogos estudantis passam mal e recebem atendimento no UPA em Santa Maria Cláudio Vaz/Agência RBS

Pelo menos 36 estudantes que participam dos Jogos Estudantis dos Institutos Federais da Região Sul, que acontecem desde segunda-feira em Santa Maria, precisaram de atendimento médico na manhã desta sexta-feira. A maioria apresentou dores estomacais, náusea e vômito. Os competidores, que têm entre 16 e 21 anos, estão sendo atendidos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). 

Conforme um dos organizadores dos jogos, Alcionir Almeida, os médicos acreditam que se trata de intoxicação alimentar, que pode ter sido provocada por ingestão de água ou comida estragada. 

_ Não sabemos precisar o que causou, muitos almoçaram e jantaram conosco, outros foram para restaurantes. As refeições não são fechadas, e muita gente que também comeu com eles não passou mal. Então não temos como saber _ esclarece Almeida. 

Os estudantes estão recebendo medicamentos e soro. Casos mais graves estão estão sendo tratados com antibiótico. Há a informação ainda de que a Secretária de Saúde teria reforçado os estoques de medicamentos da UPA, nesta manhã, para dar conta do atendimento aos jovens.

De acordo com Almeida, a comissão organizadora do evento está reunida para avaliar a continuidade da competição, que termina nesta sexta-feira. Os jogos de futebol de campo, voleibol e xadrez podem ser cancelados, caso alguma equipe seja prejudicada devido ao mal estar dos competidores. 

Os Jogos Estudantis dos Institutos Federais da Região Sul reúnem 600 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O evento acontece em uma área cedida pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no Centro de Educação Física (Cefd).  

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *