“Conheço os problemas, vou tentar resolver da melhor forma”, pontua o novo secretário de infraestrutura de Alegrete

O secretário de infraestrutura na gestão do prefeito Jesse Trindade que iniciou em 1º de janeiro de 2025, será Antônio Carlos Gomes, conhecido como "Caco".

É dele a missão de coordenar uma das pastas municipais com mais demandas e problemas pontuais que afetam diretamente o cotidiano da cidade e até o ir e vir das pessoas.

Formado em Administração de Empresas, o novo secretário possui uma larga experiência na área pública. Trabalhou no governo de Erasmo e Preta, na época foi diretor geral de infraestrutura do município. Em 2021 assumiu como diretor do parque de máquinas. Em abril deste ano foi nomeado secretário de infraestrutura, quando o atual secretário havias se licenciado para concorrer nas eleições municipais. Ficou na função até outubro, retornando a sua anterior função. E agora recebeu o convite do futuro prefeito Jesse Trindade para assumir a secretaria.

Leia mais: Jesse foi emotivo, e no discurso de posse recordou passagens marcantes da sua vida

Em entrevista no PAT, o novo secretário é ciente da demanda que vai ter pela frente e vai logo dizendo – Conheço os problemas e vou tentar resolver da melhor forma. Caco explica que em 2025, ainda não foram nomeados os colaboradores para assumir o parque nem o diretor de infra. Ele revela que não foram cogitado nomes, o que conforme ele deverá ser indicado nos próximos dias pelo prefeito e vice.

Indagado pela manutenção dos parques da cidade, ele não hesita. Diz que a mão de obra é crítica e que será preciso buscar mais servidores para que o serviço possa ser melhorado. Além da manutenção desses locais, as vias, iluminação pública e escoamento de água pluvial estão na pauta e devem ganhar prioridade máxima.

O secretário ressalta que o esgoto sanitário é de responsabilidade da Corsan, embora ele enfatize as ligações errôneas de alguns usuários, o que acaba prejudicando principalmente em dias de enxurradas. A questão dos bueiros será revista e um cronograma de manutenção será necessário ainda no verão. Com apenas 7 funcionários para esse serviço, ele espera por mais mão de obra. A iluminação pública, embora com mais de 95% do sistema Led implantado, carece de servidores. São quatro colaboradores que devem atender a enorme demanda do município.

Leia mais: Cléo Trindade é o presidente da Câmara de Vereadores

Com apenas três pedreiros no quadro funcional da secretaria, os serviços vai passar por um cronograma já a partir de janeiro. Com equipes no Cemitério Municipal; Bueiros; Iluminação e mais a turma que fabrica tampas de inspeção e serviços de pedreiros, o trabalho promete ser atendido por prioridades.

O parque de máquinas, também carece de servidores. É de lá que saem as demandas para patrolamento, encascalhamento e máquinas para recolher entulhos. “É inadmissível que em pleno 2025 tenhamos que recolher até geladeira da frente de residências”, resigna-se o secretário.

Ele admite que esse problema é cultural. “As pessoas colocam sofá, móveis e utensílios na rua e a prefeitura tem que ir lá juntar”, dispara. Embora o serviço seja feito com rotina, pelo fato do attero estár fechado, esse problema precisa ser revisto, pontua o secretário.

Com seis garis que limpam as ruas centrais e atualmente 22 apenados que integram o PAC, convênio entre prefeitura e Susepe, são esses que ajudam as demandas prioritárias no dia a dia da comunidade.

A limpeza das ruas é feita por essas pessoas e o restante tentamos concluir com as demais equipes, explica Antônio Carlos. A questão da situação dos banheiros de parques e outra pauta para 2025. O secretário promete fazer um levantamento para deixar em condições esses locais usados pela comunidade. A falta de zelador é outro dilema. Ele confessa que devido à escala, muitas vezes é preciso puxar outro servidor para esse setor.

Para 2025, não é promessa adianta o secretário, mas melhorar a situação dos bairros, atender suas prioridades é o foco da gestão. Também colocar em prática um projeto de compra ou desapropriação de um terreno para um novo cemitério. A limpeza urbana ele espera ser suprida com chamados no concurso público. Até uma contratação de empresas para prestação de serviços não está descartada, para atender as prioridades da secretaria.

Leia mais: Secretários do Município são empossados ao ar livre e com show musical

Com o setor de habitação, departamento técnico, fiscalização e marcas e sinais de competência da infra, o novo secretário quer se cercar de pessoas capacitadas e promover uma reestruturação para melhorar o trabalho. Caco frisa quanto ao recolhimento de animais mortos, especificamente cachorros e cavalos. Esses detritos são recolhidos pela infra e levados ao canil municipal, de onde uma empresa especializada faz o recolhimento. A mesma situação é percebida nos descartes de móveis residenciais.

Com um olhar centrado e de fala segura, o novo secretário é repetitivo no quesito limpeza urbana. Quer manter atenção aos bairros, promover a conservação das praças e parques, sem deixar de pedir muita consciência e colaboração a toda comunidade.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários