
Nesta semana passada, o PAT entrevistou a Presidente do Conselho Márcia Rocha. Além de todas as visitas e orientações que seguem um roteiro diário, o trabalho também tem uma grande demanda em relação a denúncias, assim como, os atendimentos realizados em ocorrências policiais.
De acordo com os conselheiros, nestes primeiros meses de 2022, a maior demanda até o presente momento, está relacionada a informações e orientações sobre a volta às aulas e a vacinação contra a Covid-19.
Bandido arromba residência, rouba o que pode e abusa sexualmente da proprietária
Conselheira Márcia, ressaltou que a incidência de casos de maus-tratos, diminuiu consideravelmente, em relação ao mesmo período do ano passado, onde muitas crianças estavam em casa devido à pandemia, cerca de 40%. “Com a retração da pandemia, os casos de gravidez na adolescência também diminuíram e os índices de abusos nos últimos três meses estão estáveis”- destacou a presidente.
Os conselheiros acrescentam que a orientação do conselho é que os responsáveis tenham o maior cuidado possível quando precisarem deixar seus filhos aos cuidados de alguém. Por mais que as pessoas possam parecer amigas e responsáveis, a maior incidência de abusos acontece dentro dos lares com pessoas próximas, muitos são irmãos, avós, tios, amigos, padrastos, pais e vizinhos.
Com o retorno das aulas presenciais, o trabalho nas escolas tem se intensificado, pois estão surgindo alguns conflitos entre os alunos que estavam desacostumados à convivência diária e, para evitar a evasão, o conselho está orientando as famílias sobre a importância do retorno, com todos os cuidados e cumprimento dos protocolos de segurança.