
A reportagem do PAT conversou com o Cônsul da Argentina, Fernando Flores, e com o empresário Santiago Frisón, que falaram sobre a relevância do evento e as oportunidades que ele representa para fortalecer os laços culturais e comerciais entre os países.
No espaço dedicado à Argentina, foram apresentados diversos aspectos do turismo argentino, incluindo a degustação de vinhos e explicações sobre as Termas, localizadas a cerca de 230 km de Uruguaiana. A iniciativa teve como objetivo promover o turismo transfronteiriço, destacando as atrações naturais e culturais do país vizinho.
Alegrete fecha os indicadores criminais de julho com alta nos homicídios e roubos
Santiago Frisón, empresário argentino, compartilhou sua experiência no setor de vinhos. Em 2019, sua família, que há mais de uma década fornecia matéria-prima para a indústria vinícola, decidiu empreender criando a própria marca, “OJO de Tigre”. Os vinhos, que já são comercializados na Argentina e em São Paulo, foram apresentados em Alegrete pela primeira vez.



Frisón enfatizou a hospitalidade da cidade e a excelente aceitação dos produtos, ressaltando que o fortalecimento do turismo entre as fronteiras amplia a visão de como a nação pode se tornar mais forte por meio dessas iniciativas.
Idoso é preso por embriaguez ao volante em Alegrete
Além dos vinhos, o espaço argentino contou com degustação de alfajores, amostras de essências e chocolate. O Secretário de Turismo de Federación, Ezequiel Marozzini, também esteve presente, destacando os parques aquáticos da região, como o Termas Chajarí e “Federación te enamora”. As águas termais dessas localidades, são conhecidas também por suas propriedades terapêuticas.

A vinícola “OJO de Tigre”, localizada em Mendoza, é um exemplo do empreendedorismo familiar. No ano de 2010, em um solo pedregoso de origem aluvial, o grupo famíliar decidiu trabalhar as terras que hoje são a Finca Altos las Piedras, lugar que em 2019 deu vida ao Ojo de Tigre Wines. A propriedade, que leva o nome de uma pedra preciosa encontrada nos vinhedos, é conhecida pela produção de vinhos de qualidade, resultado de um processo que valoriza a inovação, o compromisso e o respeito aos recursos naturais.
Mendoza, a principal região vitivinícola da Argentina, responde por 70% da produção de vinhos do país. As características climáticas da região, como a alta altitude, solo desértico, vento seco e baixa umidade, criam condições ideais para o cultivo de uvas, resultando em safras produtivas e de alta qualidade. A água utilizada na irrigação vem, em sua maior parte, do degelo dos Andes, garantindo a sustentabilidade da produção.
A presença de representantes argentinos no evento de Alegrete reforça a importância da cooperação entre os países na promoção do turismo e do empreendedorismo, destacando as oportunidades que surgem quando as nações trabalham juntas para fortalecer suas economias e culturas. Quem desejar mais informações pode acessar o link.

O prefeito Márcio Amaral e o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Fernando Lucas, visitaram os estandes, degustaram vinhos e trocaram informações com os visitantes reforçando o compromisso em fomentar o setor vitivinícola e impulsionar o turismo local.

o problema na argentina é a desconfiança, morosidade, e a dificuldade de passar pela ponte da fraternidade
Sabores de mendoza excelente