
O número representa um aumento de 16,7% em relação ao ano anterior, quando 185.282 pessoas participaram.
A votação esteve aberta entre 2 e 6 de dezembro pelo portal da Consulta e pelo WhatsApp. O portal manteve-se como o principal meio de votação (89%), seguido pelo WhatsApp (7%) e pelo aplicativo off-line (4%), que permitiu a votação em áreas com sinal de internet inadequado.
Leia mais: Estudantes de Medicina fazem estágio na rede de saúde de Alegrete
Lançada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a Consulta Popular 2024 disponibilizou R$ 60 milhões para a aplicação em investimentos de propostas sugeridas pela população. O valor será distribuído entre as 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).
“A cada ano verificamos a participação crescente da população em todas as etapas da Consulta, o que demonstra a força desse processo democrático e participativo. O engajamento dos cidadãos é muito importante para a concretização de iniciativas em suas regiões”, afirmou a titular da SPGG, Danielle Calazans.
Alegrete constava com a proposta Nº 4 “Projeto Qualificar”, equipar espaços para pessoas idosas. A proposta visa aumentar e qualificar espaços físicos, adequados e seguros. Concorreram na região Fronteira Oeste, mais três propostas regionais. Os dados das votações e propostas escolhidas por região serão divulgados nos próximos dias.
A edição de 2024, teve como tema a reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de maio, recebeu 1.120 sugestões de projetos pela população, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) é a pasta responsável pelo trabalho.