
Integrantes do Grupo Trilha e Aventura e alguns colaboradores sob coordenação de Gabriela Binatti, realizaram no dia 7 de outubro de 2020, a quarta contagem de ciclistas do Alegrete, utilizando a metodologia da Transporte Ativo.
A contagem aconteceu num dia ensolarado com clima ameno e temperaturas variando entre 13 e 23 oC. O que permitiu a equipe executar 12 horas de contagem previstas, das 7h às 19h sem imprevistos climáticos.
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Vale ressaltar que esta contagem aconteceu durante a pandemia da COVID-19, quando algumas atividades como universidades e escolas estão com suas atividades suspensas, possivelmente reduzindo o fluxo de ciclistas na região.
Local da Contagem
Nesta quarta contagem o local da ação foi escolhido considerando a previsão de infraestrutura a ser implementada na Avenida Tiarajú (ainda sem prazo para sua execução) a partir do ponto de contagem sentido bairro. A realização de contagens nos permite conhecer e entender melhor o fluxo de bicicletas na cidade.
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O objetivo é, além de gerar dados que possam servir de referência para futuros projetos e intervenções urbanísticas no local, obter dados anteriores a implantação da infraestrutura prevista para no futuro poder realizar nova contagem que permita observar o impacto da mesma.
A “Rótula Fernandão”, é um importante ponto de convergência para os moradores da Zona Leste da Cidade que precisam se deslocar sentido Centro e Região da UNIPAMPA onde estão localizados, além da Universidade Federal do Pampa, importantes prédios como Fórum e OAB.
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Próximo ao ponto de contagem, está localizado também o Centro Social Urbano, Unidade Básica de Saúde de referência para o moradores da região.
Além disso alguns bairros localizados na Zona Leste da cidade, vem recebendo significativos investimentos em infraestrutura e apresentando crescimento populacional devido a oferta de novos serviços na região que é umas das principais áreas de expansão urbana da cidade.
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Conforme foi possível verificar na contagem realizada, trata-se de um ponto com grande movimento de ciclistas apesar da falta de infraestrutura e sinalização para os usuários.
Observação metodológica
As referências utilizadas para determinar os sentidos foram os Bairros: Ulisses Guimarães no final da Av. Tiaraju; Capão do Angico, para quem dobra à esquerda vindo do centro na R. Gentil F. Carlesso; Bairro Santos Dumont para quem vai sentido Av. República Riograndense; e Ponte/Centro.
Para cada hora de contagem foi utilizada uma planilha, o que permitiu posteriormente determinar os fluxos e picos.
Resultados
Com uma concentração maior de ciclistas sentido Centro nas primeiras horas do dia (119 das 7h às 8h) e picos menores no início da tarde (das 14h às 15h) e final do dia (das 17 às 19h).
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Os picos Sentido Bairros se concentram no horário próximo ao meio-dia e final de tarde (187 das 17 às 19h). Já para os fluxos entre bairros é um observado um pico apenas no final do dia (80 das 18 às 19h).
A análise dos resultados demonstrou que além do uso da bicicleta para deslocamentos casa-trabalho a bicicleta é também utilizada como meio de transporte pelos moradores da região. Foram contabilizados 1290 ciclistas em 12 horas, numa média de 107,5 ciclistas por hora.
Confira os números:
583 sentido Centro
507 sentido Bairros
200 entre Bairros
148 mulheres – 12%
1103 homens – 85%
39 crianças/adolescentes – 3%
1290 ciclistas em 12 horas
Média de 107,5 ciclistas por hora
12% mulheres
Fluxo de ciclistas por hora e sentido
SENTIDO CENTRO | |||
Horário | Capão do Angico – Centro | Santos Dumond – Centro | Ulisses Guimarães – Centro |
7-8h | 7 | 14 | 98 |
8-9h | 3 | 12 | 38 |
9-10h | 3 | 7 | 27 |
10-11h | 2 | 10 | 15 |
11-12h | 3 | 4 | 14 |
12-13h | 3 | 5 | 14 |
13-14h | 2 | 11 | 36 |
14-15h | 5 | 11 | 22 |
15-16h | 2 | 8 | 12 |
16-17h | 3 | 12 | 24 |
17-18h | 4 | 18 | 51 |
18-19h | 5 | 17 | 61 |
Total | 42 | 129 | 412 |
SENTIDO BAIRROS | |||
Horário | Centro – Capão do Angico | Centro – Santos Dumond | Centro – Ulisses Guimarães |
7-8h | 2 | 0 | 18 |
8-9h | 0 | 1 | 17 |
9-10h | 4 | 8 | 21 |
10-11h | 1 | 3 | 21 |
11-12h | 0 | 10 | 32 |
12-13h | 1 | 13 | 36 |
13-14h | 2 | 6 | 15 |
14-15h | 3 | 12 | 14 |
15-16h | 3 | 12 | 16 |
16-17h | 5 | 12 | 32 |
17-18h | 0 | 24 | 58 |
18-19h | 26 | 24 | 55 |
Total | 47 | 125 | 335 |
ENTRE BAIRROS | ||||||
Horário | Capão do Angico – Santos Dumont | Capão do Angico – Ulisses Guimarães | Santos Dumond – Capão do Angico | Santos Dumond – Ulisses Guimarães | Ulisses Guimarães – Capão do Angico | Ulisses Guimarães – Santos Dumond |
7-8h | 3 | 0 | 1 | 4 | 0 | 1 |
8-9h | 0 | 0 | 0 | 3 | 0 | 1 |
9-10h | 0 | 0 | 1 | 5 | 0 | 1 |
10-11h | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 | 5 |
11-12h | 5 | 0 | 1 | 1 | 0 | 2 |
12-13h | 1 | 0 | 0 | 4 | 1 | 1 |
13-14h | 0 | 0 | 1 | 10 | 1 | 3 |
14-15h | 0 | 2 | 0 | 4 | 1 | 7 |
15-16h | 3 | 0 | 3 | 2 | 2 | 3 |
16-17h | 0 | 2 | 4 | 5 | 0 | 2 |
17-18h | 2 | 2 | 0 | 9 | 0 | 4 |
18-19h | 7 | 4 | 22 | 26 | 13 | 8 |
Total | 21 | 10 | 33 | 80 | 18 | 38 |
Horário | Sentido Centro | Sentido Bairros | Entre Bairros |
7-8h | 119 | 20 | 9 |
8-9h | 53 | 18 | 4 |
9-10h | 37 | 33 | 7 |
10-11h | 27 | 25 | 12 |
11-12h | 21 | 42 | 9 |
12-13h | 22 | 50 | 7 |
13-14h | 49 | 23 | 15 |
14-15h | 38 | 29 | 14 |
15-16h | 22 | 31 | 13 |
16-17h | 39 | 49 | 13 |
17-18h | 73 | 82 | 17 |
18-19h | 83 | 105 | 80 |
Total | 583 | 507 | 200 |
Algumas Considerações
Observou-se um aumento percentual significativo de mulheres utilizando a bicicleta em relação as contagens realizadas em outros pontos da cidade no ano de 2015. De 2 e 3,2% para 12% nesta contagem.
Acreditamos que a implantação da infraestrutura exclusiva para ciclistas irá impactar positivamente na utilização da bicicleta na região. Mas é importante ressaltar que para que ela seja adotada pelos ciclistas que circulam pelas redondezas, a infraestrutura deverá contemplar uma sinalização eficiente e bons acessos.
Curiosidades:
Próximo ao local da contagem foi observado um intenso movimento de crianças e jovens de bicicleta que se deslocavam para a Pista de Eventos, local em frente ao ponto de contagem que é muito utilizado para o lazer.
Além disso, muitos dos ciclistas que pedalam pela Avenida Tiaraju entre rótula Fernandão e a entrada do Parque Dr. Lauro Dornelles, também utilizam a pista de eventos como passagem, evitando assim ter que pedalar entre os carros.
Júlio Cesar Santos Fonte: Relatório elaborado por Gabriela Binatti – Mestranda em Engenharia de Transportes pela COPPE/UFRJ Fotos: PAT