Copa é aprovada por 83% dos estrangeiros, aponta Datafolha

Segundo dados, 69% dos estrangeiros gostariam de morar no Brasil após a Copa

estrangeiros no Brasil
Os estrangeiros que visitaram o Brasil durante a Copa do Mundo foram surpreendidos positivamente pela organização e pela estrutura do país, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Datafolha. No levantamento feito durante o Mundial, 69% dos entrevistados disseram que morariam no Brasil. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
Em alguns quesitos avaliados, a aprovação foi quase total: 92% dos estrangeiros elogiaram o conforto e a segurança dos estádios. Em relação à qualidade do transporte até as arenas que sediaram os jogos, 76% acharam ótima ou boa. Um dos maiores destaques é a hospitalidade dos anfitriões: 95% dos visitantes aprovaram a recepção dos brasileiros no período do evento.
A maioria (90%) acompanhou notícias sobre o Brasil antes de viajar e metade (50%) disse ter ouvido mais relatos negativos do que positivos. Segundo a pesquisa, no final, os estrangeiros ficaram impressionados.
A organização da Copa foi avaliada em ótima/boa por 83% — para 12% foi regular e 3% avaliaram como ruim/péssima. Pouco mais da metade (51%) achou que a organização do Mundial foi melhor do que a esperada.
Sobre o custo de vida nas cidades brasileiras, 29% apontaram como ruim/péssimo — e o preço dos hotéis ficou em 27%. Os sistemas de comunicações foram aprovados por 41%. A segurança, ponto sensível avaliado pelos estrangeiros, superou as expectativas: foi aprovada com 60%.
O que há de melhor
A pesquisa procurou aferir a opinião espontânea dos visitantes, sem que fossem feitas perguntas. Para os visitantes, a hospitalidade, a simpatia e a amabilidade são o que o Brasil tem de melhor: 42% citaram as pessoas e as caracterísitcas relacionadas aos brasileiros — entre os argentinos, o número caiu para 35%. A beleza das mulheres teve 11% das citações espontâneas.
O que há de pior
Temas relacionados à pobreza, desigualdade social, favelas e moradores de rua TIVERAM 18% das citações. Uma parcela similar (16%) indicou falta de segurança. Em terceiro lugar, aparece o trânsito, com 8% de reclamações.
Número de estrangeiros
A pesquisa ouviu 2.290 estrangeiros de mais de 60 países nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, entre os dias 1º e 11 deste mês. SeguNdo o Ministério do Turismo, cerca de 1 milhão de estrangeiros, de 203 países, vieram ao Brasil durante a Copa do Mundo.