Coração de velas e homenagens dos pais marcam dois anos da Kiss

Balões com leds foram erguidos para representar as 242 vítimas em Santa Maria

kis

A segunda-feira teve uma noite quente, similar ao dia 26 de janeiro de 2013. Centenas de familiares e amigos das 242 vítimas da Kiss reuniram-se a partir das 23h para homenagear os mortos em uma vigília em frente ao prédio da boate. Às 2h30min, após uma sirene soar, os familiares se posicionaram em volta do coração para contagem dos mortos. Até o número 242, um bumbo foi batido para cada vítima fatal da tragédia. Os presentes contaram em voz alta. O momentofoi de extrema emoção. O ato marcou os dois anos do incêndio. Em 2013, ao invés do choro dos pais, no local havia uma extensa fila de jovens, que esperavam para entrar numa festa. Velas foram posicionadas no asfalto em formato de coração. No centro dele, pais colocaram banners com as imagens dos filhos que perderam na tragédia. Um pouco mais acima, também no asfalto, outras velas formavam a palavra “justiça”.

O silêncio no local era ensurdecedor. Ouvia-se choros contidos de amigos e familiares. Balões brancos iluminados com led e música gospel marcaram a noite, que se estendeu pela madrugada. Houve momentos de oração. Os presentes trajavam branco. 

A homenagem às vítimas da Kiss teve forte cunho político esse ano. Em uma das paredes da fachada da boate, uma mensagem pedindo justiça foi pintada: “Até quando a indiferença vai servir à injustiça?” Na parede à direita da porta do local, que permanece lacrada, foi feito o desenho de um Pinóquio, que solta fumaça pela boca. A fumaça faz parte dos cabelos do símbolo da justiça, pintada logo ao lado. A mulher vendada segura uma balança desequilibrada. A pintura reproduz o sentimento dos pais, que criticam a demora no julgamento.

Novas faixas foram fixadas na fachada da Kiss. Uma delas acusa os bombeiros de assassinos. Outra cobra a solução do caso ainda em 2015: “Caso contrário, em 2016 o bicho vai pegar”, ameaça. Para essa terça-feira, alguns pais pretendem realizar um protesto na cidade. O horário e local, no entanto, ainda não foram informados. A homenagem oficial da associação de pais das vítimas ocorre nessa terça-feira a partir das 18h no Ginásio Franciscão.

Fonte: Correio do Povo