Corsan realiza fumacê para identificar ligações irregulares na rede de esgoto em Alegrete

A Corsan continua aplicando o método de fumacê em todas as regiões da cidade para identificar usuários com ligações irregulares na rede.

O objetivo é detectar possíveis conexões de águas pluviais (água da chuva) na tubulação de esgoto.

Na quarta-feira (13), a atividade no calçadão da cidade foi flagrada pela reportagem. Segundo os agentes, o objetivo é evitar danos ao sistema de esgotamento sanitário e o extravasamento de dejetos nas vias públicas.

Alegretense recebe condecoração Ordem do Mérito 2024 do MPRS

As equipes utilizam fumaça não tóxica (fumacê) nas tubulações de esgoto, aplicando-a na entrada dos poços de visita (aberturas nas vias) que dão acesso às canalizações e caixas de inspeção da rede. A fumaça indica os pontos onde há conexões irregulares de água da chuva na rede de esgoto doméstico.

Em caso de alguma irregularidade, o proprietário do imóvel é notificado e multado. Após o recebimento, será dado o prazo de 90 dias para fazer a readequação. Caso o usuário não se adeque ao sistema, será gerada uma nova infração.

As equipes da Corsan estarão com uniforme padrão, com logo da empresa e crachá, e as vias públicas terão sinalização de segurança. As vistorias também irão ocorrer nas cidades de Barra do Quaraí, Cacequi, Dom Pedrito, Quaraí, Rosário do Sul e São Borja. O trabalho no calçadão gerou bastante curiosidade aos pedestres e até lojistas do local.

Motorista entra na contramão e provoca acidente em Alegrete

As redes de esgoto foram projetadas para receber apenas os dejetos domésticos. Ao misturar o escoamento da água de chuvas a essas tubulações, ocorre uma sobrecarga que desencadeia problemas como mau cheiro, retorno do esgoto para os imóveis, rompimentos e prejuízos ao meio ambiente.

Alegretense assume a presidência da Assembleia Legislativa do RS

Além da conexão direta de água de chuvas ao sistema de esgoto doméstico, outros maus hábitos, como o descarte indevido de lixo e despejo de óleo nas redes potencializam os danos. Um litro de óleo de cozinha descartado incorretamente em pias, ralos e vaso sanitário pode contaminar até 25 mil litros de água, além de causar entupimentos e l extravasamento das tubulações nas vias públicas.

Como utilizar o sistema de esgoto doméstico corretamente

Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, cigarro, fio dental, cotonetes, embalagens, entre outras) no vaso sanitário, pia ou nas caixas de esgoto;

Limpe periodicamente as caixas de gordura e evite descartar líquidos oleosos nas mesmas;

Mantenha as caixas de inspeção tampadas, mas acessíveis;

Junte o resto de óleo em garrafas pet e entregue em locais de doação para reciclagem;

Nunca conecte a rede pluvial (que recebe água de chuva) à rede de esgoto. A ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas e até nas residências;

Se o esgoto doméstico vai para a rede pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, ele é lançado diretamente em rios, lagos e mares, causando a poluição desses mananciais.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários