Crise nos hospitais da região obriga a Coordenadoria de Saúde realocar serviços a 11 municípios

A 10ª Coordenadoria Regional de Saúde com sede em Alegrete atende 11 municípios aqui da região sobre as referências dos serviços prestados em várias áreas. Com a crise ainda no final de 2018 na Santa Casa de Uruguaiana alguns serviços tiveram diminuição de oferta naquela cidade
A delegada adjunta, Lizi Gabrieli, informa que na Santa Casa de Uruguaina os pacientes da região tem os serviços de oncologia, traumatologia média complexidade, neurologia clínica. Em Alegrete, na Santa Casa, os serviços de referencia para a região são: UTI neo, gastroenterologia, traumatologia média complexidade, bucomaxilo, Endrocrinologista, coloproctologia, cirurgia geral e teremos o Agar( Ambulatório de gestante de alto risco).


Já no Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora de Rosário:
Referência em Oftalmologia.
Na Santa Casa de São Gabriel, referências em: Urologia, Otorrino, Traumato Alta complexidade.
No Hospital São Patrício de Itaqui, a referência em Girurgia Geral Endocrinologia.
No HUSM Santa Maria os serviços de referência são: em Traumato Pediatria, Oncologia em alguns tratamentos não disponíveis na nossa região.
Hospital Cidade e a Santa Casa de Passo Fundo referência em
Cardiologia de urgência para 4 municípios: Uruguaiana, Itaqui, Quaraí e Barra do Quaraí.
Na Santa Casa de Rio Grande Cardiologia de urgência para 7 municípios : Alegrete, Santana d Livramento, São Gabriel, Manoel Viana, Rosário, Santa Margarida e Maçambara,
A delegada adjunta alerta que a Santa Casa de Uruguaiana está prestando serviço de Cardiologia apenas para moradores do município, particular e convênios, não sendo mais referência em Cardio para região.

A equipe da 10ª CRE faz um trabalho que agiliza consultas, vagas ou leitos a pacientes da região de abrangência quando precisam ir a outros municípios para que não fiquem sem o serviço.

Vera Soares Pedroso

Compartilhe
  • 23
  •  
  •  
  •  
  •  
    23
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*