
O evento, que iniciou na sexta-feira (13) e encerra neste domingo (15), é dedicado às manifestações culturais de adultos a partir dos 30 anos e contempla diversas modalidades como danças tradicionais, chula, declamação, gaita ponto, violão e outras expressões artísticas gaúchas.
Na competição de danças tradicionais deste sábado (14), a Invernada Xiru do CTG Farroupilha garantiu sua classificação para a final, que ocorrerá hoje, às 8h45min, no Palco A. A invernada é a única representante da 4ª Região Tradicionalista a chegar à fase decisiva do evento.
Leia mais: Gesto de fé: Matteus Amaral expressa sua gratidão a Deus com caminhada descalço e orações

Cleir Brandolt, instrutor da Invernada Xiru, elogiou o desempenho dos dançarinos e a qualidade da apresentação. “O resultado foi a colheita da semente que foi plantada, pois não há Brasil sem Rio Grande do Sul e nem tirano que mande na alma de um Farroupilha”, afirmou. Ele também destacou a força do tema “Retrato de um povo, suas origens e alma Farroupilha”, que será interpretado pelo grupo na final.
Além da classificação da invernada, outros participantes do CTG Farroupilha se destacaram nas modalidades artísticas. Vilson Araújo Júnior conquistou o segundo lugar na categoria Declamação, enquanto Elmes Carvalho ficou com o terceiro lugar em Poesia.
Já a invernada veterana dançou no fim da tarde, uma bela apresentação, porém, não classificou para a final.


O FestXiru deste ano conta com a participação de cerca de 1,2 mil pessoas de diversas regiões do Estado, divididas entre as categorias Xiru (com idade mínima de 40 anos), Veterano (a partir de 30 anos) e Vaqueano (a partir de 50 anos). Santa Maria é representada por sete entidades tradicionalistas.
A programação final deste domingo (15) será marcada pelas finais das três categorias de danças tradicionais:
8h45min – Final das danças tradicionais “Xiru”, no Palco A
13h45min – Final das danças tradicionais “Veterano”, no Palco A
17h45min – Final das danças tradicionais “Vaqueano”, no Palco A
O FestXiru segue firme em seu objetivo de valorizar e promover a cultura gaúcha, mostrando que as tradições seguem vivas através de gerações.