CTI para coronavírus do Hospital Conceição atinge 100% da capacidade

É a segunda vez, em cerca de 10 dias, que os 44 leitos da ala exclusiva para pacientes com covid-19 ficam lotados.

O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) exclusivo para covid-19 do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Porto Alegre, atingiu 100% da capacidade na madrugada desta sexta-feira (10), com os 44 leitos ocupados. De acordo com a instituição, é a segunda vez que isso acontece em um período de cerca de 10 dias.

Na primeira ocasião em que o CTI covid-19 lotou, durante algumas horas, pacientes foram realocados na outra ala do CTI (destinada a casos gerais) após apresentarem resultado negativo no exame de coronavírus — ou seja, eles não estavam mais transmitindo a doença e poderiam ficar em um ambiente que abriga pessoas não infectadas.

A mesma estratégia deve ser utilizada agora, segundo Rafael Ribeiro, gerente de internação do hospital. Os pacientes que estão há mais tempo no CTI covid-19 deverão ser submetidos a exame. O objetivo é tentar transferir alguns para o outro setor de tratamento intensivo, liberando leitos.

Às 8h, o hospital notificou a Secretaria Municipal de Saúde sobre a lotação.

— Solicitamos que a secretaria dê um período de seis a oito horas para a gente se reorganizar, evitando mandar para cá pacientes via Samu — disse Ribeiro.