Cultura em Alegrete| Grupo maranhense apresenta espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”

O Sesc Alegrete promove, no dia 19 de Novembro, o espetáculo Maria Firmina dos Reis uma voz além do tempo, do grupo Maranhense Núcleo Atmosfera de dança- teatro.

A atividade faz parte do circuito Palco Giratório Sesc pelo País, e a apresentação acontece no Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100), às 20h, tendo como entrada apenas 1 litro de leite. Os ingressos podem ser retirados no Sesc (Andradas, 71).

O espetáculo “Maria Firmina dos Reis uma voz além do tempo ”faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira mulher a escrever um romance no Brasil, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Maria Firmina, a atriz Júlia Martins, traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens pretos que se intercalam com a história de vida de Maria Firmina dos Reis. Maria Firmina é símbolo de resistência e luta contra a escravidão, seu discurso é o nosso passado, presente e futuro.

Autor de estupro contra prima é preso pela Polícia Civil em Alegrete

O Núcleo Atmosfera – NUA foi fundado em 2005 na cidade de São Luís do Maranhão. Seu método de trabalho contemporâneo propõe a experimentação e a criação a partir do corpo. O corpo é o elemento central, estético e dramatúrgico de suas obras. O NUA, como assim é chamado, desenvolve atividades de pesquisa, produção, fomento e formação mesclando diferentes linguagens artísticas em suas propostas.

A pesquisa do Núcleo Atmosfera-NUA, já resultou num repertório composto de peças originais, entre estas, destacam-se: “60’Safira no Casarão das Ilusões” (2010); “As Cores de Frida” (2009), “As Mulheres de Shakespeare” (2005), Divino (2013), Núpcias (2014), Espelhos- uma instalação em movimento (2017), Maria Firmina dos Reis-uma voz além do tempo (2019), Beleza e Fúria (2021), Couraça (2022), Encruzilhada (2022), dentre outras.  CIRCULAÇÃO Circuito SESC Amazônia das Artes- 2010 Palco Giratório- SESC Nacional- 2015 Circuito Sesc Amazônia das Artes- 2023 PROJETOS DE FORMAÇÃO/ EVENTOS Projeto Cirandanças (2010) Laboratório de Criações em Dança-Teatro (2009/2010) Projeto Cara de Arte (2006/2013) Atmosfera: Estética, obra, corpo e vivência (2015) MIDANÇA – Mostra Investigativa de Dança (2011, 2013, 2021).

Mãe de autista enfrenta sérias barreiras para se locomover com a filha

A construção identitária racial- Processo de criação do espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”. Neste debate, o grupo busca dialogar sobre temáticas e elementos fundamentais no processo de montagem do espetáculo a partir da obra de Maria Firmina dos Reis e das experiências da atriz Júlia Martins. Vamos dialogar sobre o conjunto de manifestações originárias da diáspora junto ao processo de pesquisa-criação do espetáculo, que se configura como uma abertura de caminhos para combater as discriminações raciais e nos direciona para uma aprendizagem fundada nas encruzilhadas, nos cruzos com a poesia, com o encantamento e com as manifestações espetaculares. 

O quê: o espetáculo Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo

Quando: 19/07 (terça-feira), 20h

Aonde: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek (Praça Osvaldo Aranha, 100)

Quanto: 1 litro de leite.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários