
Quais são os documentos necessários para obter a gratuidade da justiça prevista no Código de Processo Civil? Você sabe?
O grupo do projeto integrador que cursa o terceiro semestre do curso de Direito da Urcamp de Alegrete é coordenado pelo docente Carlos Alessandro Vargas e formado pelos alunos: Linda Trindade, Luiza Azzolin, Leonardo Scremin e Mirelle Davila. Assim, buscou responder para a comunidade quais são os documentos para obter esse direito.
O Projeto Integrador é um componente curricular que reúne os alunos em torno de um desafio sugerido por instituições do corpo social aproximando o conhecimento teórico à prática. A cada semestre suprido pelo estudante, um novo projeto de integração com a realidade se acrescenta às suas experiências, contribuindo para o profissional que vai se tornar ao final da graduação.
Nesse sentido, foi com o grupo que escolheu a demanda proposta pelo Núcleo de Práticas Jurídicas(NPJ) da Urcamp de Alegrete, cujo Mentor é o professor Cleber Arnoud Battanoli, advogado responsável pelo NPJ, com a finalidade de informar a sociedade sobre quais são os documentos necessários para obter a gratuidade da justiça no momento em que o indivíduo vai buscar esse direito no ingresso da justiça no NPJ.
Os alunos então trabalharam a parte teórica e como produto final desenvolveram um encarte digital com as informações dos documentos principais e opcionais para alcançar tal direito mediante o Poder Judiciário e, assim, o encarte digital possui um QR CODE que no momento em que a pessoa apontar a câmera para a imagem, vai ser direcionada para um vídeo no youtube que é totalmente explicativo, interativo e acessível para todas as pessoas.
para melhor compreensão e acesso de todos. Tais matérias de produção estão disponíveis no Núcleo de Práticas Jurídicas e, também, em razão da pandemia, estão divulgados nas redes sociais.
Veja no vídeo abaixo: