A complexidade do combate ao uso de drogas exige profissionais cada vez mais qualificados. Com este objetivo, a Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, começou nesta segunda-feira (29) o curso de formação para o enfrentamento às drogas no Salão Azul do Centro Administrativo.
A formação em parceria com o Centro Regional de Referência para Formação Permanente de Profissionais que atuam nas Redes de Atenção Integral à Saúde e de Assistência Social com usuários de crack, outras drogas e seus familiares, da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), é direcionado a servidores públicos de nível fundamental, médio e superior. Com 60 horas de duração, tem financiamento pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD/MJ).
A formação tem a representação dos municípios que compõem a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, com a participação de profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação, segurança pública, judiciário, conselho tutelar, Hospital Geral, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), SAMU e demais órgãos envolvidos. Para a Presidenta da Câmara Municipal, Judete Ferrari “esta formação vai trazer ao debate temas de grande importância para o enfrentamento humanizado das drogas”.
A Secretária de Saúde Maria do Horto Salbego, destacou a importância da participação dos municípios da 10ª CRS na formação. “Não podemos pensar a prevenção ou o cuidado ao usuário de drogas de forma isolada. Precisamos trabalhar em rede para conta da complexidade da questão”, afirma.
O curso será realizado de forma presencial, divididos em quatro módulos mensais, tendo sua conclusão em setembro. A formação é ministrada pela professora doutoranda Beatriz Franchini, coordenadora do Centro Regional de Referência da Ufpel. Para a vice-prefeita Preta Mulazzani, “formações como essa se constituem num espaço de reflexão para pensarmos em alternativas que de enfretamento ás drogas que acolham o usuário de forma humanizada”, comenta.
O prefeito Erasmo Silva parabenizou a Secretaria de Saúde pela iniciativa de buscar parceria junto à Universidade Federal de Pelotas para qualificar o trabalho de enfrentamento às drogas. “O enfrentamento às drogas é um processo contínuo e, por isso, é fundamental a busca de qualificação para lidar com esta questão de forma efetiva”, conclui.
Cronograma de formações:
- 1º módulo – 29 e 30 de junho
- 2º módulo – 27 e 28 de julho
- 3º módulo – 26 e 27 de agosto
- 4º módulo – 28 e 29 de setembro
Fotos: Andressa Benites