
Os seres humanos estão vivendo cada vez mais. Hoje é comum encontrar pessoas com mais de 100 anos e o grupo de pessoas com mais de 105 anos, também, está aumentando.
Para família ter o privilégio de comemorar o centenário com o ente querido é sempre uma dádiva, ainda mais quando estão em plena forma, com saúde e lúcidos.

No último final de semana, foi a vez da família Zacarias reunir-se para festejar as dez décadas de muita história e de aprendizados juntamente com David da Silva Zacarias. Ele nasceu em 19 de junho de 1919. A comemoração foi uma surpresa para o idoso.
Natural de Alegrete, o centenário viveu até os 70 anos no interior, na localidade do Mariano Pinto, onde por 65 anos dividiu todas as alegrias, conquistas e dificuldades com a esposa, Oswaldina Goulart Zacarias, falecida há mais de 30 anos. O casal teve oito filhos e atualmente Zacarias tem 16 netos, 15 bisnetos e já pede pelo tataraneto, segundo uma das netas Daiane Zacarias.

Os familiares destacam que as décadas parecem não ter muito peso na vida do ancião. Apesar de algumas limitação impostas pela idade, esbanjando saúde, ele é muito ativo. Adora limpar os pátios da casa, com um capricho invejável, cuida das flores, sabe os horários das medicações e seus respectivos nomes e jamais deixa de revisar, todas as noites, janelas e portas. “Também nunca esqueceu senhas do banco e questões financeiras sabe tudo e lembra de tudo. Claro, em raros momentos a memória falha, demora a reconhecer algumas pessoas, mas também são 100 anos.” – disse a neta.

Daiane acrescentou que uma das reclamações rotineiras é a audição, por esse motivo, ele não queria fazer festa nos 100 anos. Sempre questionava como iria, se poderia não entender o que os convidados iriam falar.

Mesmo assim, a vontade de homenageá-lo sempre foi mais forte, afinal, não é todo o dia que alguém completa 100 anos de uma vida íntegra e com muitos ensinamentos. Foi então, que surgiu a ideia da festa surpresa, a preparação ficou apenas com os que iriam ajudar e foi muita gente, lembrou Daiane. Além de familiares, amigos.
No último domingo, Zacarias foi convidado para ir a um almoço, na casa de uma das filhas, sem muitos detalhes, desta forma ele “topou”. “No momento em que chegou, ficou perplexo, mas ao mesmo tempo muito comovido e feliz! Disse que o “pegaram” de jeito.Foi tudo preparado com muito carinho, toda a família e amigos se envolveram, foi um momento único e emocionante.- descreveu.

A neta, ainda, completou que há muito tempo não reuniam toda a família. Filhos (as) noras e genros, netos e netas e seus respectivos cônjuges e bisnetos, assim como familiares que ele não tinha contato há anos. “Um dia que ficará marcado para sempre em nossas memórias! Gratidão! – resumiu.


Um pouco mais da história do centenário
David da Silva Zacarias sempre foi um homem trabalhador, honesto, de princípios, e com uma personalidade forte. Os filhos ajudavam o na lida de campo e nos afazeres domésticos, era uma vida dura, de muito trabalho. Entretanto, eram muito felizes. Naquele período se plantava para comer, acordava sempre muito cedo, sem nada de tecnologia ou qualquer outra praticidade dos dias atuais. Mesmo com a rudez do campo, todos os filhos têm uma admiração incrível dos pais que nunca mediram esforços para que nada faltasse, dentro da realidade em que viviam.


Ele foi carreteiro, capataz de estância, colheu arroz com foice. E sempre foi agropecuarista, ainda tem a propriedade da Boa União, hoje arrendado por um sobrinho. Também foi um dos fundadores do C.T.G Sentinela do Ibicuí.

“Um ótimo pé de valsa, o alegretense e a esposa “desfilavam” pelos salões. A todos que tinham o privilégio de vê-los dançar se encantavam. O casal dançava lindamente, era de parar o salão. Daiane ressaltou que teve a certeza no dia da festa em que ele não deixou de dar o seu “show”. Vê-lo aos 100 anos dançando chote carreirinha com minha tia… nossa! foi lindo demais, suas limitações simplesmente sumiram, parecia que ele flutuava, era felicidade pura!- sintetizou.

Há 33 anos, Zacarias reside na cidade juntamente com uma das filhas chamada carinhosamente por “Dilma”. “Mais um momento de muita euforia para quem tem o privilégio de ser família e compartilhar momentos únicos como este” – finalizou.

Flaviane Antolini Favero