
A nossa Região é marcada pelas quatro estações do ano com ciclos bem definidos de trabalho e produção na agropecuária.
Porém, o inverno com seus rigores e também suas belezas, faz com que todos sintam na pele o quanto o frio castiga e exige que sejamos resilientes para atravessarmos esta estação.
Geralmente quem vive no interior do Município, sente a friagem ainda com mais intensidade e, nem por isso, deixa de acordar cedo, levantar e trabalhar. São esses homens e mulheres que produzem tudo o que comemos na cidade.
Para exemplificar esses trabalhadores, nos deparamos no calçadão, com um casal que vive no Mariano Pinto há 50km de Alegrete.
Afonso e Noeli Pinto, sempre pilchados, e com muita positividade falam do frio e de como devemos encarar a pandemia.
Entre uma fala e outra, ela puxa um canto de improviso e arruma o pala do marido, mostrando o orgulho das vestes típicas que os identifica de longe. O bom humor e a simplicidade são ingredientes que fazem deles pessoas especiais que ensinam que, mesmo em tempos ruins, podemos ser leves.
O casal vive longe da cidade, vem para fazer serviços bancários e outros e deixa um recado: devemos continuar nos cuidando, porque entendem que a pandemia não passou e muitas famílias sofrem a perda de entes queridos. Afonso e Noeli já estão vacinados e circulam pela cidade com o acessório obrigatório no rosto há mais de um ano – a máscara.
Veja abaixo o vídeo que mostra o encontro da jornalista Vera Pedroso com o casal!