A reunião com a decisão da Prefeitura será neste dia 2 de dezembro ao meio dia
A Decisão do Carnaval de Rua do ano que vem, de sair ou não, será definida no gabinete do Prefeito Erasmo Silva. O orçamento já está, há algumas semanas com a Prefeitura, que analisa as reivindicações da Assercal, que são basicamente: o custeio da estrutura da avenida e a cedência da área do antigo aeroclube para abrigar os barracões das escolas.
O presidente da Assercal, Wado Mendonça, em entrevista ao Portal Alegrete Tudo, adiantou que já está com o Prefeito o orçamento solicitado, 390 mil reais para cobrir os custos da avenida. Pondera que em relação ao ano passado, quando a Prefeitura pagou 250 mil reais, por toda logística que o carnaval necessita, o aumento para o ano que vem, se justifica pelo crescimento natural do evento, e também porque na nova pista de evento na avenida Tiaraju, o percurso que as escolas terão para desfilar vai aumentar de 300 para 400 metros, e logo, aumenta a estrutura e consequentemente os custos.
Além disso, serão construídos 60 camarotes, 10 a mais que no ano passado. Wado Mendonça ressalta que 5 unidades poderão ser usadas para compensar alguns expectadores que adquiriram camarote para este ano, e que como não houve a segunda noite de carnaval, e os mesmos não tiveram interesses em trocar os ingressos pelo show do Raça Negra, será uma forma de resgatar um compromisso já assumido pela entidade.
Questionado sobre uma possível resistência da Prefeitura em atender a liberação dos valores solicitados, ou reduzir o repasse, Wado vê com muito dificuldade, a realização do Carnaval. Ele ressalta que as escolas já têm toda a responsabilidade de captar os recursos para colocar o espetáculo na avenida e que pagar o custo da infraestrutura, tornaria inviável assumir mais esse compromisso.
Mas, mesmo considerando as dificuldades orçamentárias, a Assercal entende, que se o carnaval for visto com a importância que tem para a cidade, haverá sensibilidade para viabilizar a grande festa popular.