Decisão judicial impede que Planalto faça o trajeto entre Santa Maria e Livramento pela BR-158

Liminar proibiu que a empresa continuasse utilizando a rota

158

Passageiros que utilizam a linha Santa Maria-Livramento pela empresa Planalto devem ficar atentos. Dos três horários disponibilizados pela empresa para fazer o trajeto, que é bastante utilizada por usuários que têm Rosário do Sul como destino, um teve de ser interrompido devido a uma ordem judicial. A rota que utilizava a BR-158 teve os serviços suspensos no dia 13 de fevereiro.

Conforme Ricardo Agendes, gerente de tráfego da Planalto Transportes de Santa Maria, a rota afetada saía às 10h30min diariamente. Com a suspensão via decisão judicial, a linha está operando apenas às 7h30min, via Cacequi, e às 12h30min, via São Sepé/São Gabriel.

— Com a suspensão da operação desta rota, o usuário que antes fazia o itinerário pela BR-158 terá um acréscimo de uma hora na viagem, se for via Cacequi. Se ele optar em ir via São Sepé/São Gabriel, pode demorar até duas horas a mais— explica Agendes.

A superintendente de transporte de passageiros do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer) do Rio Grande do Sul, Sonia Bortoluzzi, afirma que a empresa que trafega pelo mesmo local ingressou na justiça com uma ação contra a Planalto, pedindo a suspensão desta rota. O Daer foi notificado em 11 de fevereiro sobre a decisão judicial.

De acordo com Sonia, a Planalto tinha autorização do Conselho de Tráfego do Daer para fazer o transplante (uma espécie de desvio) da linha pela BR-158 desde 2009.

— Os transplantes são autorizados quando há uma abertura de rodovia ou pavimentação. Se for para melhor atender ao usuário, permitir maior conforto e menos tempo de viagem, essa autorização é fornecida. Foi isso que aconteceu neste local. Como foi uma decisão judicial, somente com uma nova ordem da justiça para a Planalto voltar a fazer este itinerário— explica a superintendente.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA