Dedicação à cultura é marca dos agraciados com a Comenda Oswaldo Aranha

As musicistas e professoras Baldomira Lopes e Thereza Fernandes e o poeta Luiz Carlos Santos Lopes receberam na noite desta quinta-feira (30) o mais importante reconhecimento à atividade cultural do Alegrete: a Comenda do Mérito Oswaldo Aranha. A solenidade de outorga aconteceu no Museu Oswaldo Aranha com participação de autoridades, ativistas culturais e amigos e familiares dos premiados.
A Comenda do Mérito Oswaldo Aranha, criada pela Lei 1911/89, tem por objetivo reconhecer oficialmente e publicamente o trabalho e a dedicação de pessoas que atuam no campo da cultura em benefício da comunidade alegretense. Para o secretário de educação e cultura Jorge Sitó, além de dar visibilidade aos premiados, “a comenda serve para instigar tantos outros à produção da cultura no nosso município”.
Em sua manifestação, o vereador Adão Faraco (PMDB) relatou a atuação política e o trabalho de ‘Carlinhos’ na Tipografia Tupi. Também destacou o trabalho educacional das musicistas: “poeticamente, professor não deveria se aposentar. Ninguém deixa de ser professor, ainda mais na música”, acredita.
O prefeito Erasmo Silva refletiu sobre a atuação dos novos comendadores. “O que tem em comum? O empenho em ensinar e desenvolver cultura, alimentar o que temos de mais sagrado, que é a alma”. Baldomira Lopes, representando os homenageados, parafraseou Beethoven: “a música e a poesia do coração vem e ao coração se dirige”.
OS AGRACIADOS:
Baldomira Lopes é professora de música formada em teoria, solfejo e piano no Conservatório Teresiano de Santana do Livramento. Ministrou diversos cursos e palestras sobre história da música, musicalização e ritmo. Desde 1998 coordena, voluntariamente, um projeto a iniciação à leitura de música com flauta doce.
Thereza Fernandes que, juntamente com Baldomira, coordena há 15 anos projeto de iniciação à leitura de música nas escolas, também será agraciada. Thereza é formada em piano pelo Conservatório Santa Cecília, em Santa Maria e em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Além do trabalho com a música, Thereza é artista plástica, tendo suas obras em exposições individuais e coletivas.
Luiz Carlos Santos Lopes é poeta, tipógrafo e incentivador cultural. Editou com seu pai, Emílio Lopes, os Cadernos do Extremo Sul para diversos poetas de Alegrete. Perseguido pelo regime militar, manteve a militância política e o engajamento cultural. Posteriormente, envolveu-se com o carnaval, esporte e atividades do clube União Operária 1º de Maio, nunca deixando de escrever poesias.
Vereador Adão faraco entrega comenda à Baldomira Lopes
Vereador Adão Faraco entrega comenda à Baldomira Lopes.
Jorge Sitó, Preta Mulazzani e Erasmo Silva com os novos comendadores
Jorge Sitó, Preta Mulazzani e Erasmo Silva com os novos comendadores.
Vice-prefeita Preta Mulazzani entrega Comenda à professora Theresa Fernandes (1)
Vice-prefeita Preta Mulazzani entrega Comenda à professora Theresa Fernandes.
Erasmo Silva falou em cultura como 'alimento para a alma' (1)
Erasmo Silva falou em cultura como ‘alimento para a alma’.