
Bacias de diversos rios no estado podem ter picos de cheias em função do deslocamento da água para regiões mais baixas, após uma semana de chuva intensa.
O Rio Grande do Sul pode ter inundações nos próximos dias, conforme alerta desta sexta-feira (1) da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Podem sofrer cheias as bacias dos seguintes rios:
- Quaraí
- Santa Maria
- Negro
- Mirim-São Gonçalo
- Camaquã
- Vacacaí-Vacacaí Mirim
- Baixo Jacuí
- Lago Guaíba
- Gravataí
- Sinos
- Caí
- Taquari-Antas
- Pardo
Segundo a Defesa Civil, o deslocamento das ondas de cheia para regiões mais baixas desses rios é o que deve fazer com que eles transbordem.
O destaque é para o rio Jacuí na região dos Vales e região Metropolitana do Estado, com possíveis transtornos nos trechos próximos aos municípios de General Câmara, Triunfo, Charqueadas, São Jerônimo e região das Ilhas.
Chuva intensa
A semana foi de chuva intensa em todo estado. Conforme a Somar Meteorologia, o outubro teve chuvas acima da média. Porto Alegre, por exemplo, teve 14 dias de chuva, com acumulado de 278,4mm – 101% acima da média para o mês que era de 138,3mm.
Em Caxias do Sul, na Serra, foram 16 dias de chuva, com acumulado de 321mm – 80% acima da média para o mês que era de 178,7mm. E em Santa Maria, na Região Central, foram 16 dias de chuva, com acumulado de 462mm – 167% acima da média para o mês que era de 173,3mm.
Previsão do tempo
No sábado (2), mais uma frente fria começa a se formar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, e o risco para temporais retorna. As pancadas de chuva com trovoadas, ventanias e granizo ocorrem principalmente nas áreas de fronteira. As outras regiões do estado têm sol entre nuvens e pancadas isoladas a qualquer momento.
Fonte: G1