Delegado Valeriano Neto é empossado oficialmente como titular da 4ª DPRI

Na manhã desta sexta-feira (23), o Delegado de Polícia Valeriano Garcia Neto foi empossado oficialmente como titular da 4ª Delegacia de Polícia Regional do Interior.

Com presença do Sub-chefe de Polícia do RS, Delegado Fábio Mota Lopes e do Diretor do Departamento de Polícia do Interior Joerberth Pinto, representantes do Exército, Ministério Público, Câmara, OAB, PRF, Bombeiros e Susepe  e lideranças da comunidade prestigiaram a cerimônia de posse.

O Casarão do Parque de Exposições Dr. Lauro Dorneles em Alegrete ficou lotado.

Com a saída da Delegada Patrícia Sanchotene, a 4ª DPRI ficou coordenada pelo Delegado Valeriano Neto desde o mês de abril deste ano.

O porto-alegrense, Valeriano Garcia Neto, que assumiu o cargo de Delegado de Polícia da 1ª DPPA, em maio de 2018, está acumulando duas funções.

Pela Regional atende Manoel Viana, Alegrete, Uruguaiana e Barra do Quaraí. O policial destaca como uma das dificuldades enfrentadas, a carência de recursos humanos. Embora o problema não seja só da região Fronteira Oeste, e, sim em âmbito estadual, reitera que talvez pela distância da capital o problema seja mais agravado.

Mas o Delegado Valeriano disse que isso não é desculpas para não atender as prioridades e dar uma resposta efetiva à população. Quanto a falta de agentes, uma nova turma formada na ACADEPOL pode preencher algumas vagas em Alegrete, demanda que já solicitou à chefia de polícia.

Há oito anos na Polícia Civil, o delegado estava em Canoas, quando atendeu o convite da Delegada Regional, Patrícia Sanchotene e aceitou a transferência para a Fronteira Oeste. Em Alegrete o delegado mora com a família. Sua esposa é a escrivá Débora Prestes e tem dois meninos. 

Entre uma atribuição e outra, o delegado esclarece que o trabalho na DP continua em pleno andamento. Os flagrantes serão lavrados pelo titular, salvo em caso de viagem que não retorne à cidade em menos de 24 horas após o fato, vai solicitar um delegado da região para atender eventuais casos.

Quanto ao trabalho na regional, antecipou que seguirá a linha adorada pela delegada Patrícia. Sobre a possibilidade de Alegrete receber outro delegado, não há nenhuma confirmação da Polícia Civil do RS.

A Delegada Patrícia Sanchotene que atualmente integra o programa CIPAVE na secretaria de educação do RS, agradeceu a oportunidade de trabalhar em Alegrete. Se disse alegretense de coração e emocionada desejou sucesso ao amigo e colega delegado Valeriano.

O prefeito Márcio Amaral destacou o trabalho da dupla de delegados e firmou votos de sucesso ao novo titular da regional, dizendo que a prefeitura é parceira da polícia que desempenha um excelente serviço no município.

Coube ao deputado Frederico Antunes representando a Assembleia Legislativa cobrar das autoridades policiais uma atenção na lotação de novos policiais na região. O parlamentar destacou o trabalho do delegado e destacou as atividades dos policiais na região.

O Sub-chefe de Polícia saudou os presentes e numa breve avaliação mencionou o papel da civil. Foi categórico em afirmar que o novo delegado está a frente dos trabalhos devido a sua capacidade profissional e excelente caráter com ser humano.

Para o delegado Joerbert que comanda as delegacias regionais do estado, o comando na 4 DPRI, fará a polícia civil evoluir na região. Determinou que o novo titular da regional de continuidade nas operações policiais e ouça a comunidade, desempenhando o papel da instituição perante a comunidade fronteiriça.

Em sua fala, o delegado Valeriano disse que o momento era de agradecimento e reflexão. Agradeceu a cidade que o acolheu de braços abertos. Reforçou o compromisso de bem servir e proteger a população. Refletiu a importância da família que esteve presente na primeira fileira do anfiteatro. Destacou o trabalho das equipes, dos 71 policiais da regional e saudou os presentes, após um relato em que elogiou os chefes de policia presente no ato.

A posse encerrou por volta das 11 h 40 min, dessa sexta numa concorrida presença de autoridades políticas, militares e empresariais e de vários segmentos da comunidade que aplaudiram a posse do único delegado de polícia de Alegrete.

Júlio Cesar Santos

 

 

 

Compartilhe
  • 237
  •  
  •  
  •  
  •  
    237
    Shares

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*