
Há 80 anos, no dia 14 de abril de 1941, na esquina da Praça General Osório, nascia a escola Demétrio Ribeiro, uma das escolas estaduais mais tradicionais de Alegrete.
Depois deste endereço inicial a escola mudou -se para a rua General Sampaio, onde atende até hoje. O educandário conta com 90 professores, 18 funcionários e 1.413 alunos.
Nesses 80 anos , de acordo com a diretora Marizete Goulart, a escola tem exercido um papel de extrema relevância no que se refere à sistematização e ao avanço do conhecimento e, de maneira especial, no que diz respeito à formação de cidadãos.
-Em tempos de incertezas, nós da Escola Demétrio Ribeiro, queremos reforçar cada vez mais, junto a nossa comunidade, que mesmo distante seguimos em família, atestou a diretora.
As aulas, devido a pandemia, continuam remotas em que os professores e suas turmas estudam via online.
Na manhã e a tarde, do dia 14 em que se comemora os oito décadas do Demétrio Ribeiro, nas aulas online, dos quintos e quartos anos, a diretora caminhou pela escola, mostrando aos alunos como é vazio aquele espaço sem a presença deles, ressaltando a importância de estudar e ter uma escola para frequentar mas, que o momento é de isolamento para preservarmos a saúde.
-Foi emocionante ouvi-los, recordando e relatando acontecimentos vividos quando frequentavam as aulas presenciais,comentou a diretora .
Vera Soares Pedroso