
Um alegretense procurou o PAT para fazer uma reclamação a respeito da quantidade crescente de pedintes que estão, segundo ele, nos estacionamentos de supermercados e, até mesmo, em frente às agências bancárias.
Essa situação já foi pauta do PAT em outras ocasiões e muitos donos de estabelecimentos também se ressentem pela maneira em que os pedintes interpelam os clientes. Toda essa situação está relacionada à drogadição. A maioria dos indivíduos, são dependentes químicos ou alcoólatras.
Em relação a esses casos a Secretaria de Saúde já tem projetos e quer oferecer novos serviços para ajudá-los, informa a diretora do Serviço de Saúde Mental de Alegrete, psicóloga Nádia Miletto. Uma das novas ações, será um local fora da cidade para acolher e acompanhar os dependente. É um modelo de saúde do Ministério da Saúde que mesmo a pessoa tendo casa, se estiver em situação de rua, devido à droga, poderá ir para ser acompanhada até se desintoxicar. Outra possibilidade que também já teve o aval do Prefeito é uma sala de estabilização dentro da UPA.
Segundo Nádia Miletto, a maioria ou até mesmo todos os dependentes químicos de Alegrete, têm famílias. Mas já estão abandonados pelo difícil convívio ou até mesmo pelo fato de que não aceitam regras.