As chuvas castigaram ruas, estradas, imóveis, parques e praças de Alegrete nos últimos dois meses. Em cada intervalo das precipitações, com acumulado que ultrapassa 400 mm, a Secretaria de Infraestrutura volta a campo para recuperar o máximo possível dos locais prejudicados.
“Praticamente toda a infraestrutura do município foi afetada. Essa situação incomoda a todos e, principalmente, à administração. As equipes estão na rua para fazer um trabalho emergencial” garante o secretário Antônio Carlos Calovi. Nas estradas do interior, quatro equipes trabalham nas regiões do Silvestre, Várzea Verde, Corredor da Santa Mônica e assentamentos.
O cronograma prevê também Querumana, Durasnal, Corredor dos Bicca, Estrada do Tigre no Jacaquá, Conceição, Guassu-Boi, Rincão do 28, Corredor dos Quinteiros, Estrada do 29, Estrada do Rincão de São Miguel, Cerro da Sepultura, Estrada do Caverá no Catimbau e Buracal, Rincão da Chácara e Mariano Pinto. Segundo o diretor de viação e transporte, Paulo Zielinski, os pontos elencados são os mais urgentes, porém todas as estradas e corredores serão atendidos.
– Na zona urbana, algumas ruas também recebem reparos. No início da semana o serviço chegou na Rua dos Andradas e Avenida Ibicuí, e nesta quarta-feira (25) aconteceu na Rua Marechal Floriano. Nesta última havia um problema crônico de infiltração devido à vazamentos na rede de abastecimento de água, alvo de manutenção da terceirizada da Corsan nas semanas anteriores.
Outros pontos também serão atendidos nas próximas semanas, dentre as quais as Ruas Tiradentes, Mariz e Barros, Luís de Freitas, Caverá, Tiaraju, Eurípedes Brasil Milano nas proximidades da Ponte Borges de Medeiros, Maximiano Marinho e Alexandre Lisboa. “Enquanto isso continuamos trabalhando para tirar as pedras no caminho dos projetos de recapeamento e pavimentação. Não se faz tudo em um dia, mas todo dia se faz um pouco”, resume a vice-prefeita Preta Mulazzani.
LIMPEZA – a equipe de capina, pintura e corte de grama está trabalhando no centro diariamente à partir das 5h. Nesta quarta-feira (25), o trabalho foi na Avenida Freitas Vale com a capinadeira e retirada dos resíduos. A ação também vai ao largo do Centro Cultural, rodoviária, ruas em torno da escola Oswaldo Aranha e Estação Férrea, seguindo para Avenida Freitas Vale,General Sampaio, Avenida Dr. Lauro, Bento Manuel, Praça Alexandre Lisboa, Praça General Osório e Praça do Bebedouro.
Nos bairros, o trabalho vai priorizar Saint Pastous, Segabinazzi, Piola, Renascer, Progresso, Prado, Ayrton Senna, Honório Lemes, Promorar e Sepé Tiaraju. “O aspecto geral da cidade é especialmente importante no final do ano, então pedimos a compreensão e o apoio da população no cuidado e prevenção. Afinal, a cidade é de todos” afirma o prefeito Erasmo Silva.
Foto: Paulo André Dutra