
Um dos prédios que demandam uma quantidade de atendimentos, dentro dos serviços da Secretaria da Saúde é o CAPS 2, no antigo complexo Alexandre Lisboa.
O prédio é antigo e como tal precisa de reformas para melhor atender os usuários do serviço de saúde mental que atende no local. Em parte do Complexo funcionam os serviços de fisioterapia da Prefeitura e a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde.
A luta por recursos para melhorias no prédio foi uma constante da coordenadora do Serviço de Saúde Mental de Alegrete, psicóloga Nádia Gindri Miletto. Ela confirma o anuncio da emenda parlamentar do Deputado Federal Giovani Cherini-PL no valor de 250 mil para a reforma do CAPs 2.
Ela disse que a última vez que o prédio passou por melhorias foi há uns 15 anos, quando houve obras no telhado, pinturas. Porém, conforme a psicóloga, existem problemas na estrutura que fazem com que parte do prédio não possa ser utilizado para a realização de oficinas.
- Mesmo este deputado não tendo uma ligação direta com a cidade, temos a grata satisfação de dizer que ele é um dos que nos assessora nesta luta por melhorias em serviços e estruturas de nossa saúde mental, destacou Nádia Miletto. Ele é um dos maiores incentivadores das praticas integrativas aos tratamentos convencionais como: reike, massoterapia, benzeduras, dentre outras.
Ela lembrou do trabalho da ex Secretária de Saúde, Bianca Cassarotto que foi atrás de recursos que na época (350mil) para também ajudar nesta restauração. A emenda veio como se fosse para construção, e como o valor é insuficiente para obra nova e, a época, foi indicado para equipar o novo laboratório de análises clínicas do Município que será inaugurado.
Vera Soares Pedroso
Foto arquivo pessoal