Descarte de lixo em terrenos baldios; o que fazer para cobrir essa agressão ao meio ambiente?

Uma leitora do PAT enviou fotos de um descarte irregular que está sendo realizado na Avenida Liberdade.

Ela destacou a falta de conscientização e respeito das pessoas em colocar materiais inadequados em um terreno “baldio”. A jovem disse que essa prática é recorrente, porém, sempre tem outras pessoas que acabam limpando em alguns locais pois  há  perigo à saúde, uma questão de saúde pública, alertou. Entretanto, em pouco tempo, novamente outros descartes são realizados, em uma parte dos problemas são provocados por pessoas do bairro e outras que param os carros ou carroças apenas para depositarem de forma ilegal os resíduos no local.

A moradora também salientou que na última semana o descarte também foi de galões e recipientes de produtos veterinários, vários produtos de uso animal. Ela não sabe o quanto isso pode ou não estar contaminado, porque mesmo com o perigo, crianças também se aproximam do terreno em momentos de brincadeiras, além dos próprios animais que passam pela área.

A Secretaria do Meio Ambiente do Município, através da secretária Gabriela Segabinazzi, desenvolve várias ações para descartes corretos dos produtos. Em caso de dúvidas as pessoas podem entrar em contato. Também é importante que os alegretenses comecem a observar a destruição que estas atitudes deixam para o Meio Ambiente. O descarte correto do lixo orgânico e reciclável vai muito além de educação, pois em Alegrete há Cooperativas e trabalhadores, famílias que dependem dos materiais, resíduos.

A comunidade deve fazer a denúncia na Secretaria do Meio Ambiente, via e-mail: fiscalizacaosemmam@gmail.com ou pelo whatsapp: (55) 99147-7184 (a identidade do denunciante é mantida no sigilo).

Na próxima quarta-feira, dia 17 de julho, ocorrerá mutirão no Bairro Macedo, onde Secretaria de Infraestrutura estará coletando resíduos e fazendo limpeza e Secretaria de Meio Ambiente estará realizando coleta de resíduos eletrônicos.

Algumas vistorias já realizadas

A Secretaria de Meio Ambiente já realizou visitas aos bairros da cidade, começando no último dia 9, no Bairro Vila Nova, trajeto da Rua Sofia de Brum e sua continuação; na rua, Rua Duque de Caxias, vistoria para implantação de placa de Proibido jogar lixo; Parque dos Aguateiros, resíduos na área do parque; no dia 4, Bairro Saint Pastours, resíduos em área vizinha; dia 24 de junho ocorreu no Bairro Macedo, resíduos em área de várzea; Bairro Capão do Angico, vistoria para implantação de placa de proibido jogar lixo; no dia 7, no bairro Oswaldo Aranha, vistoria para implantação de placa de proibido jogar lixo.

Flaviane Antolini Favero

Compartilhe
  • 57
  •  
  •  
  •  
  •  
    57
    Shares
Curta nossa Fan Page

Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*