Dez rainhas do laço, de Alegrete, se preparam para Rodeio Internacional de Estrelas

Até mesmo as gurias que nasceram na cidade, que nunca vivenciaram na pratica as lidas do campo, de tanto conviver com quem gosta das tradições acabaram gostando e se tornando grandes laçadoras.

 

E 10 rainhas do laço, de Alegrete, como são conhecidas estão se preparando para o 3º Rodeio Internacional de Estrelas que acontecerá de 24 a 27 de outubro em Cachoeira do Sul.

Todos os finais de semana elas participam de algum rodeio, mostrando a destreza e arte de laçar. Carla Machado aos 21 anos e como a maioria das laçadoras iniciou ainda criança a praticar este esporte e, claro, se apaixonou.

Karine Severo é outra guria que domina o laço e sabe atirar. Aos 19 anos diz que entre provas de laço e  de rédea já tem 280 troféus em casa.

A mais experiente delas é Tanira Diaz Vaz, com 33 anos, e que trabalhou na lida de campo onde iniciou muito cedo a laçar. Hoje continua no esporte, mas não trabalha mais na área rural.

Elas buscam apoio para participar desta super competição com cerca de 400 laçadoras de todo o RS, de outros estados brasileiros e países. – Vamos representar Alegrete e Campereada Internacional, porque o vereador Cléo é um dos nossos apoiadores, diz  Carla Machado.

-Precisamos de ajuda para o transporte dos cavalos e alimentação, enquanto estivermos lá competindo, diz Karine Severo que destaca que o cavalo tem que ser bom e define como a metade da prova para se fazer uma boa laçada.

Elas treinam com regularidade em vacas mecânicas. É  preciso dedicação e foco, destacam as  mulheres laçadoras.

Estas são as 10 rainhas do laço de Alegrete que vão para o Rodeio Internacional das Estrelas

Luciane Guedes,

Lauriane Severo,

Lara Trindade,

Mirele Mota,

Carol Jaques,

Lais Fonseca,

Carol Nunes,

Karina Severo,

Tanira Dias Vaz.

Vera Soares Pedroso