Dia contra o cigarro: fumo é uma bomba para à saúde

O Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, também conhecido como “Dia Mundial Sem Tabaco” ou “Dia Contra o Cigarro” comemora-se neste dia 31 de maio. Nessa data, as pessoas procuram alertar os fumantes para os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

tabaco

O objetivo principal do Dia contra o Tabaco é encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos muitos negativos que o fumo tem na saúde humana.

O médico pediatra, Antônio Roberto Nunes, que faz palestra sobre os prejuízos do tabagismo, alerta que para mulher o vicio de fumar pode causar câncer de mama, de útero, de ovário e vários  outros tipos da CA. Também pode provocar, associado a pílula, o derrame cerebral, porque deixa o sangue mais grosso. O cigarro, segundo o médico, tem 5 mil produtos químicos que são uma bomba para a saúde.

Dr Bebeto salienta que jovens fumantes podem geram filhos com baixo peso ou prematuros, e até com problemas de saúde. Por isso deixar de fumar e imprescindível para uma mulher ter mais saúde e, se estiver grávida manter a saúde do seu filho, assevera.

Pregnancy and smoking issue
Pregnancy and smoking issue

Já em relação aos homens, o médico diz que o vício do tabaco causa todos os tipos de câncer, sendo o  mais comum o de pulmão, que ainda mata muitos homens no Brasil.

Outra inciativa simbólica que acontece em muitos países na Luta contra o Fumo é a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos.

O Dia Mundial contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1988.

De acordo com as estatísticas mais recentes, todos os anos 5,4 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas com o tabagismo.