
Para muitos são apenas nomes, números, são anônimos. Mas a profissão deles, a enfermagem, tem o reconhecimento do mundo pela atuação no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Esses trabalhadores estão doando a vida para fazer o melhor de si e salvar o maior número de pessoas. Se não é o atendimento deles, vidas são ceifadas, especialmente neste período, em que a luta contra um inimigo desconhecido e invisível se tornou individual e ao mesmo tempo coletiva. Muito além da enfermagem, técnicos, médicos e demais funcionários que atuam diretamente em hospitais e postos de saúde são responsáveis por esse heroísmo neste momento.
Porém, a enfermagem está sendo destacada pelo dia do enfermeiro(a), que ocorreu na última terça-feira(12), e tradicionalmente sempre era realizada uma semana de atividades voltadas à classe. Coffe break, palestras e demais ações alusivas à data.
Contudo, neste ano, em que a profissão tem sido ainda mais destacada por todos em razão da Covid-19, a Semana da Enfermagem foi cancelada. Muito além do trabalho incessante que estão realizando, também, em decorrência dos decretos que proíbem aglomeração em função da pandemia, as atividades foram canceladas.
Neste período em que os enfermeiros e técnicos são de suma importância na linha de frente contra a pandemia, pela primeira vez a Semana da Enfermagem vai passar sem atividades, lamentaram alguns profissionais, mas certos de que a luta diária tem sido exitosa. Sem programação, devido ao trabalho intenso que vem acontecendo nos hospitais e demais grupos da saúde, eles foram homenageados nas redes sociais.
Atualmente o Município tem cerca de 40 enfermeiros e mais de 125 técnicos em enfermagem, segundo a coordenadora da atenção básica – Sarah Bandeira.
“Trabalho há 33 anos como enfermeira, e neste ano, com a pandemia, teremos uma semana voltada para reflexão sobre o nosso papel frente ao desafio que se apresenta. Não tenho dúvidas sobre o quanto a equipe de enfermagem é fundamental para o enfrentamento da pandemia”- disse a enfermeira e coordenadora da 10ª CRS, Heili Temp.
Na Santa Casa, segundo informações do administrativo, atuam 210 técnicos de enfermagem, 32 enfermeiros, distribuídos na Santa Casa e UPA e cinco auxiliares de enfermagem.