
Alende destaca como é importante um dia para homenagear esses líderes que são um diferencial em cada comunidade que atuam, porque normalmente são estes que notam o que precisa e vão atrás de soluções para todos os moradores.
Alende é oriundo no Núcleo Habitacional Joaquim Fonseca Milano e, aos 17 anos, já tinha em suas veias o espírito de liderança, ao participar de grêmio estudantil da escola. Na sequência, como presidente de seu bairro, e agora junto com outros presidentes de Associações, integra a diretoria da UABA que congrega todos os bairros filiados à entidade.

O presidente da UABA, destaca que líder é aquele que tem o olhar diferenciado, consegue sentir e ver as necessidades de onde reside. Isso faz com que os locais que tem essas pessoas possam assim gestionar ao Poder Público melhorias às suas comunidades. – Eles vivem nos locais e sabem tudo o que se passa, atesta Alende. E, conforme seu trabalho e interesse em ajudar, vai ficando “acreditado” em seus territórios de atuação”.
Residência de casal de idosos é invadida, de dia, por ladrão que roubou celular e fugiu
Além disso, um fator importante, coloca Airton Alende, é que os líderes comunitários, de Alegrete, realizam um trabalho voluntário, de quem quer mesmo ajudar. Dentre os bairros mais necessitados, acrescenta que, principalmente, nesta época, as Zonas Ribeirinhas, preocupam porque os moradores podem ser afetados por enchentes e isso, sem sombra de dúvidas, é triste as famílias destes locais, considera. Ele lembrou que logo iniciam as campanhas por agasalhos e alimentos a quem mais necessita na época de chuva e frio aqui no Município.