
A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945. A primeira comemoração da data ocorreu no ano de 1981, quando o tema abordado foi “A comida vem primeiro”.
O Dia Mundial da Alimentação traz temas que nos fazem pensar a respeito da população carente, sua segurança alimentar e nutrição. Entende-se por segurança alimentar uma alimentação saudável, acessível, de qualidade, em quantidade suficiente e de modo permanente. Essa realidade, infelizmente, não é vivida por uma grande parte da população brasileira e mundial.
Alegrete é selecionada para implantação de Centro Dia Para Pessoas Idosas
A insegurança alimentar de muitas famílias em condições de vulnerabilidade preocupam gestores em Alegrete e, para isso, a Secretaria de Promoção Social mantém cadastro de famílias nessas condições nos CRAS, os responsáveis pela entrega das cestas alimentares aos que mais precisam.
Outra preocupação de nutricionistas é quanto a ingestão de uma alimentação saudável, principalmente de crianças e adolescentes em fase de crescimento, porque uma alimentação equilibrada com a presença de frutas verduras é fundamental para a saúde. Na atualidade as pessoas ingerem muitos alimentos processados e isso não e indicado, lembra a nutricionista, Luciele Araújo.