Direções de escolas analisam a reação de estudantes pelo não uso do celular em sala de aula

Com a lei federal que não permite mais o uso de celular em sala de aula, que passou a vigorar este ano, a reportagem do PAT ouviu de direções de grandes escolas da cidade, como esta a reação dos estudantes.

Escola Estadual Emílio Zuñeda

A diretora da escola Emílio Zuñeda, Rosélia Malmann, comenta que desde que iniciou o ano letivo de 2025 está tranquilo, houve poucos problemas em relação a isso. Por enquanto, os alunos deixam seus aparelhos desligados dentro das mochilas, mas a escola já providenciou caixas para que coloquem ao chegar às suas salas. Eles só poderão utilizar o telefone em caso de necessidade para saber de familiares doentes e outras situações distintas, e isso com permissão dos responsáveis.

Escola Estadual Emílio Zuñeda

Na escola Demétrio Ribeiro, a diretora Silvia Dorneles, informa que até o momento, nesse inicio de atividades letivas do ano de 2025, está tudo tranquilo até porque eles já vinham, desde o ano passado, adotando práticas do não uso do celular durante as aulas, nessa escola estadual no centro de Alegrete.

Leia mais: Pai encontra filho de 38 anos morto dentro de casa em Alegrete

A Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, já está em vigor. Cabe a cada uma das redes de ensino e escolas, públicas e privadas, definirem suas próprias estratégias de implementação até o início do ano letivo. A legislação surge em resposta ao crescente debate sobre o uso desses aparelhos nas escolas, que gera grande preocupação a especialistas e à população em geral, devido aos impactos negativos no aprendizado, na concentração e na saúde mental dos jovens.  

Para auxiliar na implementação da lei, o Ministério da Educação (MEC) lançou dois guias na sexta-feira, 31 de janeiro: um destinado às redes de ensino e outro às escolas . Os documentos apresentam algumas orientações gerais a serem seguidas, como: 

Comunicação e conscientização: as escolas devem informar professores, alunos e famílias sobre a vigência da lei e as novas regras para uso de celulares​. 

Leia mais: Miguel, o alegretense criador do Tento y Crina, é um apaixonado pela arte da gineteada

Material de apoio: o MEC já disponibiliza cursos para professores sobre como orientar os alunos no uso responsável da tecnologia​; novos cursos serão lançados em breve. 

Autonomia escolar: cada rede e escola pode definir formas de aplicação da restrição, respeitando a legislação, mas adequando as regras à sua realidade​. 

Acompanhamento e fiscalização: o cumprimento da lei deve ser monitorado pelas próprias escolas e redes de ensino, sem penalizações universais impostas pelo governo federal​. 

Suporte para as famílias: o MEC oferecerá webinários e orientações específicas para os pais, auxiliando-os a compreender a importância da restrição e como apoiar seus filhos nessa transição​. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários