
Há mais de duas semanas os abates nos dois frigoríficos de Alegrete foram retomados com mais intensidade. Eles nunca pararam, porém, no início da pandemia, em março, o trabalho diminuiu bastante.
A fiscalização de todo o serviço é feita pelo Serviço de Inspeção Municipal que faz parte da Secretaria de Agricultura de Alegrete. Agora, em época de pandemia do coronavírus, eles adotaram um plano de trabalho redobrando os cuidados com os que trabalham nos frigoríficos Coxilha Vermelha e São Jorge.
Gabriel Xarão, médico veterinário da SAP, é o que coordena o SIM. Ele diz que adotaram normas de cuidados em saúde para que todos possam trabalham nestes dois frigoríficos locais com segurança. – Estamos orientando para que mantenham o distanciamento no trabalho, usem os EPIs e a higiene necessária para a proteção individual.
Xarão informa que mesmo nesta fase mais difícil para a economia, eles registram vendas de carne para outras cidades da região. Tudo é feito por telefone e somente o caminhão vem carregar aqui ,mas tudo dentro dos cuidados de prevenção ao coronavírus, diz o Veterinário,
Vera Soares Pedroso