Domingo de Ramos foi sem missas e celebrações tradicionais

Muitas pessoas acharam um jeito de não deixar passar em branco o Domingo de Ramos. Religiosos colocaram ramos nas portas das residências em busca de mais esperança e fé. Como não foi possível a realização de missas e outras celebrações, os fiéis foram  abençoados pelos padres através dos meios de comunicação.

A Semana Santa, neste ano, vai ser diferente. Tradicionalmente marcada por missas e procissões, que lembram o calvário de Jesus até sua morte e ressurreição, desta vez, os ritos serão convertidos em orações em família. Diante da pandemia do coronavírus e a recomendação para que todos fiquem em casa, as festividades religiosas e as celebrações de Domingo de Ramos também precisaram ser reinventadas.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho – o símbolo da humildade – e aclamado pelo povo simples que O aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”. O povo acolheu Jesus abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

As missas de Domingo de Ramos, uma das datas mais tradicionais do calendário católico, foram transmitidas nas redes sociais neste ano, uma forma de evitar aglomerações.

Em Alegrete, como em muitas outras cidades e estados, muitas casas foram enfeitadas com ramos nas portas. A orientação para que os fiéis enfeitassem o lar com o símbolo da data foi das Paróquias.

Entre os cristãos há uma semana de preparação chamada Semana Santa, antes das comemorações da Páscoa. O catolicismo possui diversas festividades ao longo do ano, mas esta festa, talvez seja a mais importante: a Páscoa.

Este ano, em meio à pandemia, essa semana tem muito a ensinar a todos, sem desfavorecer credos ou culturas. A Semana Santa é uma lição de amor e humildade.

Os ramos utilizados no primeiro dia da Semana Santa possuem um significado ligado às passagens bíblicas mencionadas. As folhas de palmeiras são as mais utilizadas nessa celebração e simbolizam a humildade e proteção de Deus para com seus filhos. Muitas pessoas consideram os ramos símbolos de proteção para a casa.