DP ganha Sala Lilás para atender mulheres vítimas de violência

Um espaço necessário e há muito tempo gestionado pela comunidade, uma sala específica para atender mulheres vítimas de violência, na Delegacia, foi entregue justamente do dia 8 de março. Autoridades e movimento em defesa das mulheres acompanharam o ato.

A Sala Lilás foi uma demanda articulada pela vereadora Firmina Soares- Fuca, que desde o ano passado vem buscando montar e fazer funcionar o espaço para atendimento às mulheres vítimas de maus tratos na DP de Alegrete.

Emocionada, lembrou de quantas vezes esteve no plantão e hoje  entregar a sala  a quem sofre, para poder ser acolhida e ouvida é uma vitória. Agradeceu à Policia Civil, aos servidores e a todos os que  foram parceiros para a montagem da Sala Lilás.

O delegado regional, Juliano Carvalho, disse da importância desse  momento histórico, ter um espaço para atender as mulheres e que as servidoras da DP estão empenhadas em melhorar cada vez mais o atendimento.

– E quem sabe esta sala não é o início para termos uma Delegacia da Mulher em Alegrete”.

Já a juíza, Lilian Frazmann falou que é um avanço, um degrau a mais. E ressaltou a preocupação da sociedade em querer buscar um espaço como esse, de acolhimento a vítimas que  denunciam o seu sofrimento.

-Um espaço preparado para elas e seus filhos faz a diferença e, com certeza a partir de agora se caminha para a conquista de uma DP da mulher, pontuou.

A prefeita Celni Paz destacou que é um degrau que não gostariam de estar subindo e disse ser preciso buscar outros mecanismos para enfrentar a violência contra a mulher. Ela sugeriu, inclusive, que na Semana da Mulher se faça palestra aos homens  E anunciou que no orçamento de 2018 tem recursos para uma casa de acolhida.

Vera Soares Pedroso

Compartilhar

Curta nossa Fan Page

2 Comentários

  1. So para contribuir esta funcionando semanalmente no CAPSII… atendimento aos homens que praticaram algum tipo de violência contra a mulher

  2. Os atendimentos aos homens se dão através de grupo piscoeducativo…atendimento psicológico individual palestras… todas as terças feiras 18 h.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.


*