
E assim, como nesta passagem de uma canção do Grupo Rodeio, iniciou o Desfile de 20 de setembro em Alegrete, tendo à frente o coordenador do festejos, Cléo Severo Trindade que solicitou ao prefeito Márcio Amaral, permissão para iniciar o evento. O atraso se justificou devido a chuva na noite de quinta-feira e madrugada de sexta-feira, portanto, com cerca de 50 min. Também participaram do Desfile, Vice – prefeito Jesse Trindade, deputado Federal Sanderson, Bruxo dos Potros, Comandante da Brigada Militar Alegrete, Capitão Lançanova, Comandante do 10º BLog, Coronel Carvalho, Juiz de Direito Rafael Borba e família, entre outros. Prefeito Márcio Amaral fez referência à filha Maria Clara que o acompanha desde os dois anos, hoje, ela está com oito anos.
Com a praça Getúlio Vargas e ruas por onde passa o desfile, todas lotadas, teve início a festividade mais esperada do ano pelos tradicionalistas de Alegrete. Os primeiros a passar foram os cavalarianos do CTG Farroupilha, a entidade mais longeva do Município e que abriga que expressivo número de piquetes.
























Em cada peão ou prenda, o orgulho de ser gaúcho e ostentar com o cavalo crioulo e suas pilchas, o amor pelo RioGrande. E assim prosseguiu o maior desfile de cavalarianos do Estado com belos cavalos, a encilha a capricho e as pilchas que identificam os gaúchos em qualquer parte do país.
A beleza da mulher gaúcha também é sempre ostentada, nesse desfile, que marca o ano da esperança e da reconstrução do RS, assolado pela enchente em maio passado.
O segundo CTG passar foi o Vaqueanos da Fronteira trazendo os seus integrantes com o mesmo garbo de sempre, com destaque ao piquete Presilha da Amizade que sempre é destaque com carros que contam a história do Rio Grande, neste ano do centenário do pajador, Jayme Caetano Braun.
E, desta forma, se apresentam ao público todos os 15 CTGs de Alegrete, piquetes, associações e grupos tradicionalistas, numa demonstração vigorosa da força do culto às tradição gaúchas.