
O número do cartão do SUS é uma exigência do Sistema Nacional de Saúde, mesmo para pacientes de convênios ou particular.
Desde o dia 1º de agosto, está em funcionamento o novo sistema informatizado de gestão hospitalar da Santa Casa. Como era esperado, devido à sua complexidade, a implantação ocasionou algumas demoras e problemas operacionais, que estão sendo superados pela equipe dedicada e comprometida. Um dos problemas percebidos neste momento de transição é a necessidade de recadastramento de todos os usuários, o que exige a apresentação de alguns documentos que não estão sendo levados pelos usuários, provocando atrasos nos atendimentos.
Apesar das dificuldades iniciais, os atendentes das recepções do hospital e da UPA relatam que internamente já é possível perceber os benefícios que essa nova plataforma trará a todos. Ela facilitará a relação de confiança entre pacientes e profissionais, seja em consultas, internações, exames ou procedimentos.
O uso do novo sistema para registro clínico tem foco no paciente, com o objetivo de padronizar as práticas assistenciais e administrativas e permitir a criação de indicadores nacionais. Isso facilitará a criação de programas de melhorias comuns para todos os pacientes.
Muitas pessoas têm dificuldade com o número do cartão do SUS, mas essa é uma exigência do Sistema Nacional de Saúde, mesmo para pacientes que utilizam convênios ou a modalidade particular na hora de ter acesso à saúde.
O novo sistema facilitará muito a vida dos pacientes e dos profissionais, visto que haverá registro em prontuário eletrônico nos atendimentos de internação e ambulatorial. Os profissionais poderão acessar os prontuários dos pacientes simultaneamente e a qualquer momento, o que tornará mais fácil o acompanhamento e o compartilhamento de informações. Com ele, é possível acessar as informações sobre medicamentos usados pelo paciente, saber se ele tem alguma alergia e atualizar os dados.
“Pedimos a compreensão de todos, já que no início poderá haver alguma demora. Toda a equipe foi treinada, mas podemos ter, em algum momento, dificuldades neste novo processo. Com o passar do tempo, todos teremos ganhos”, explica o presidente da Santa Casa, Roberto Segabinazzi.
O que precisa para fazer o cartão do SUS?
Para fazer o Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS), você precisa ser um cidadão brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro residente no Brasil. No período da manhã, no PAM, é possível obter informações sobre o Cartão Nacional de Saúde.
Como fazer pela Internet?
Se você já tem o seu cartão SUS, mas não sabe onde ele está, pode consultar o número dele online de forma fácil e rápida.
- Entre na App Store ou Google Play, busque por Meu SUS Digital (antigo Conecte SUS). Clique em “Entrar com Gov.br” caso não esteja ainda logado no sistema.
- Coloque o CPF e a senha previamente cadastrada no gov.br. Caso ainda não tenha feito o cadastro no portal, siga as instruções que lhe forem dadas e marque a caixa de verificação.
- Uma vez dentro do Sistema, clique em “Meu Perfil”.
- Uma nova tela se abrirá com seus dados e o número do seu cartão SUS.
E quem tem plano de saúde?
Aquelas pessoas que têm um plano de saúde não precisam ir até um posto de saúde do SUS para se cadastrar, já que serão cadastradas pela empresa operadora de seu plano de saúde. Basta localizar no Conecte SUS. No ano de 2012, os convênios médicos passaram a ser obrigados a cadastrar todos os seus clientes no banco de dados do Sistema Único de Saúde. Por isso, muitas pessoas que tinham plano de saúde naquela época muito provavelmente já têm o registro no SUS
