Educação para um trânsito mais humano já está chegando às escolas

A infância é uma excelente fase da vida para aprender sobre temas essenciais da vida em sociedade. O debate e o ensinamento às crianças  sobre o funcionamento, normas e formas de agir no trânsito, seja de bicicleta, carro, motocicleta ou a pé é muito importante. A questão dos cuidados e dos direitos são bases para a construção de adultos responsáveis que não infringem leis e nem colocam em risco a própria vida e a dos outros. Pensando nisso, na manhã da última quinta-feira (13), a Escola Estadual Eduardo Vargas recebeu os Coordenadores de Ensino do Detran e os Guardas Municipais de Alegrete.

Dentre as atividades desenvolvidas eles participaram de uma palestra na companhia dos professores. A ação colocou em prática o Projeto “A Criança e o Trânsito”, atendendo sugestão da CIPAVE por meio da SEDUC com a parceria do Detran RS.

Este projeto visa conscientizar os alunos para o uso adequado dos sinais de trânsito, a prevenção da violência nas ruas em convivência com as outras pessoas, bem como orientá-los a passar na faixa de segurança.

Além da compreensão de  outros sinais de trânsito colocados nos arredores da Escola, já que a mesma fora asfaltada recentemente e o fluxo de veículos aumentou considerávelmente. Os alunos também receberam cartilhas explicativas e realizaram algumas atividades in loco, onde foram orientados sobre as regras de trânsito. O diretor da escola, Ademir Lopes, esteve presente e avaliou como positiva a iniciativa.