Educadores recebem Prêmio em jantar baile do Dia do Professor

 
 
Seis contribuições na área da educação foram premiadas na noite do último sábado (18), na entrega do 2º Prêmio Educador Paulo Freire no Jantar Baile do Dia do Professor realizado no Clube Juventude. O prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Alegrete, visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas.
Foram inscritas 16 experiências escolares em três categorias: experiência pedagógica, formação continuada dos trabalhadores em educação e práticas democráticas na gestão escolar. A comissão julgadora, que foi formada por representantes de instituições de educação básica e superior, além de sindicatos de professores, avaliou os projetos levando em consideração os critérios de relevância, pertinência educacional, dimensão inovadora, alcance social e formatação do projeto.
Para o secretário de educação e cultura, Jorge Sitó, o prêmio dá visibilidade ao que está sendo produzido em educação no município. “Este prêmio mostra o que estamos produzindo nas escolas para transformar a realidade educacional para que possamos, assim, termos a possibilidade de um novo patamar civilizatório”, afirma.
A prefeita em exercício, Preta Mulazzani, ressaltou a importância do papel do educador na sociedade. “Estamos celebrando o compromisso dos educadores que se propuseram produzir conhecimento em sua prática diária”, comenta.
Confira a relação de projetos premiados:
Formação continuada dos trabalhadores em educação
Professoras do IFF recebem prêmio na categoria Formação Continuada
1º lugar: Gabriela Machado, Janice Londero, Calinca Pergher, Monica da Silva e Joze Medianeira – 1º Ciclo Itinerante de Estudos – Instituto Federal Farroupilha (Campus Alegrete)
Práticas democráticas na gestão escolar
1º lugar categoria Práticas Democráticas na Gestão Escolar - Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira
1º lugar – João Batista Minozzo, Zebina Porcella, Evanil Gomes – Projeto “Ler é saber” – Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira (CIEP) – professores
2º lugar Práticas Democráticas na Gestão Escolar - EMEI Salustiano Prates
2º lugar – Ivana Dalcin, Eliza Araújo – projeto “Muvuca de ideias por uma cidade melhor” – EMEI Salustiano Prates
Experiência pedagógica
Anderson Corrêa, 1º lugar categoria Experiência pedagógica
1º lugar: Anderson Corrêa – projeto “Formação da classe trabalhadora e direitos trabalhistas: a nova historiografia local na concepção freireana” – EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha.
Rivadávia Leite, 2º lugar categoria Experiência Pedagógica
2º lugar: Rivadávia Leite – projeto “Fomentando o desenvolvimento sustentável” – EMEB Costa Leite (Pólo do Jacaquá)
3º lugar: Marileia Marchezan – projeto “Poetar: pequenos poetas, grandes poesias” – Escola Estadual Dr. Romário Araújo de Oliveira (CIEP)