
A reunião, realizada no Plenário Gaspar Cardoso Paines da Câmara, serviu para os ajustes finais de ordenamento técnico e para detalhar questões relativas ao evento do próximo ano.

O coordenador técnico Moisés Fontoura recebeu a visita do presidente da Câmara, Cléo Severo Trindade, que, juntamente com o presidente Antônio Fagundes e o diretor-geral Mohamed Ahamed, abriram os trabalhos.

Apenas a delegação do Defensor não se fez presente. Segundo a organização, a equipe está retida na alfandega entre o Brasil e Argentina, aguardando liberação dos documentos. As demais participantes tiveram representação técnica. Os vereadores Paulo Antônio Bérquo, Caroline Figueiredo e Eder Fioravante prestigiaram o congresso.
Leia mais: Trilha Fortaleza, uma das rotas do turismo rural em Alegrete

O representante da Câmara falou sobre o Efipan, destacando que o evento se consolidou como um dos principais representantes da cidade em nível mundial. Trindade saudou o presidente Toninho, a quem se referiu como uma verdadeira lenda. Aos dirigentes, deram as boas-vindas e desejaram uma excelente competição. Já o eterno presidente do clube rubro-negro foi enfático ao se dirigir aos clubes: “Agradeço a todos vocês por fazerem esse esforço de sairrem de suas casas para disputar mais um evento. Meu muito obrigado, e que tenhamos um bom Efipan”, destacou Fagundes.
Leia mais: Mesa Diretora da Câmara reúne vereadores para abertura do ano legislativo em Alegrete


O coordenador geral Mohamed salientou que alguns ajustes nos alojamentos estão sendo feitos. “Temos focado em fazer o melhor pra vocês e por vocês”, disse o dirigente. Ele afirmou que muitos dão contra o Efipan, mas que tudo será resolvido da melhor forma. “temos um grupo técnico entre os dirigentes, justamente para resolver essas questões pontuais” revelou Maruf.

Coube ao coordenador técnico esmiuçar o regulamento junto aos técnicos. Fica alterado, o número de substituições de seis para 08. A equipe peruana do Universitário solicitou a lista de alimentos que serão usados na alimentação, inclusive as frutas. O Bolívar estreante em Alegrete se preocupou com a hidratação da delegação. Todos questionamentos foram debatidos e solucionados pelos organizadores.
Leia mais: Moradores de Alegrete aguardam consertos em buracos deixados por obras da Corsan
Dois pontos chamaram a atenção. Alguns dirigentes sugeriram que a competição retornaria à categoria Sub-14. No entanto, a maioria admitiu que o Sub-15 seria mais viável na atualidade. A cooperação destacou que a CBF sugeriu esse formato para facilitar a convocação de jogadores Sub-15 para a seleção.

Outro ponto já definido é em relação a data de 2026. O Efipan inicia dia 18, num domingo e encerra no sábado (31). A 45ª edição será histórica e disputada com os campeões e clubes convidados. A arbitragem ganhou reforço. Os árbitros que vão trabalhar em Alegrete, daqui partem para o Campeonato Gaúcho. Dois clássicos, nacional entre Grêmio e Internacional e o confronto uruguaio terão árbitros do quadro da FIFA e CBF. Rafael Klein está cotado para apitar o Gre-Nal.

A comissão técnica distribuiu o credenciamento e ficha dos atletas e além da tradicional foto, o congresso encerrou com a entrega de camisetas ao presidente Toninho. Ele recebeu camisas do São José, Internacional, Grêmio e Cruzeiro com o número 44, simbolizando a edição 2025, do maior evento de futebol infantil pan-americano .



